Como saber se tenho diabetes – Sintomas, causas. Faça seu diagnóstico!

Sinais e sintomas do diabetes tipo 2, muitas vezes, desenvolver-se lentamente. Na verdade, você pode ter diabetes tipo 2 há anos e não o saber. Procurar por aumento da sede e micção frequente. O excesso de açúcar edificação em sua corrente sanguínea faz com que o fluido a ser retirado dos tecidos. Isso pode deixar você com sede. Como resultado, você pode beber e urinar mais que o habitual
Aumento da fome. Sem insulina suficiente para mover o açúcar em suas células, os músculos e os órgãos tornam-se esgotado de energia. Isso desencadeia intensa fome. Há mais dados sobre na sociedade brasileira de diabetes. 
A perda de peso. Apesar de comer mais do que o habitual para aliviar a fome, você pode perder peso. Sem a capacidade de metabolizar a glicose, o corpo usa os combustíveis alternativos armazenado no músculo e gordura. Calorias são perdidas, pois o excesso de glicose é liberada na urina.
Os sinais de diabetes são muito sutis e por isso ela é considerada uma doença silenciosa, por não mostrar as suas consequências logo de cara. Para que isso seja mais fácil identificado é sempre recomendado realizar exames de sangue periódicos (pelo menos uma vez por ano).
A fadiga. Se suas células são privadas de açúcar, você pode ficar cansado e irritado.
Visão turva. Se o seu açúcar no sangue for demasiado elevada, o líquido pode ser retirado das lentes dos seus olhos. Isso pode afetar a sua capacidade de se concentrar.
Lenta cicatrização de feridas ou infecções frequentes. O diabetes tipo 2 afeta a sua capacidade para curar-se e de resistir a infecções.
Áreas de pele escura. Algumas pessoas com diabetes tipo 2 têm os patches de escuro e aveludado de pele nas dobras e vincos de seus corpos — geralmente, nas axilas e no pescoço. Esta condição, chamada “acanthosisnigricans”, pode ser um sinal de que a resistência à insulina.

Há também alteração visual, formigamento nas partes do corpo, mudança de humor repentina e vontade de urinar constante. Quando a doença já está em um estágio mais avançado pode haver nervosismo excessivo e dificuldade na cicatrização de feridas. 

Diagnóstico e quando consultar o médico 


Consulte o seu médico se você notar qualquer tipo de sintomas do diabetes.O diagnóstico geralmente é feito com  um exame de sangue simples para análise da glicemia e quantidade de insulina no sangue. Uma forma muito comum de saber se a pessoa tem diabetes é ao notar mudanças repentinas no exame de urina do paciente, o que pode significar que a pessoa não está tendo a absorção correta de nutrientes dado ao desenvolvimento da diabetes.

A diabetes deve ser tratada pois pode ocasionar consequências graves tais como perda de visão, perda de membros e grande perda na qualidade de vida. 

Principais causas


O diabetes tipo 2 e tipo 1 se desenvolve quando o corpo se torna resistente à insulina ou quando o pâncreas para de produzir insulina suficiente. Não se sabe ao certo o porquê isso acontece, por conta disso que a diabetes ainda não tem cura médica e sim somente tratamento. Embora a genética seja alguns dos fatores ambientais tais como o excesso de peso isso são somente algumas pistas da origem da doença, que careca de maiores elucidações.

Diabetes tem cura? 

Quem tem pré-diabetes ainda tem cura, pois ainda consegue reverter a situação. Já as pessoas que já desenvolveram a doença dificilmente conseguem curar-se, mas sim tratar e aprender a viver, sem deixar ser acometido por consequências mais severas.

O tratamento é feito com uso de remédios específicos e uma mudança drástica no estilo de vida, sobretudo ao que diz respeito a pratica de atividades físicas e aos hábitos alimentares: diminuição do açúcar, sal e alimentos industrializados é essencial.

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário