5 dicas para economizar água rapidamente somente na cozinha!

Com as restrições de água a apertar, não é de admirar que os proprietários estejam a tentar reduzir o desperdício de água.
Fazer pequenas mudanças na cozinha pode ajudar a salvar o planeta e tapar o buraco do seu saldo bancário em queda. Veja aqui algumas dicas…

1. Encha a máquina

Não ligue a máquina de lavar louça até ter uma carga completa de pratos. Desta forma, você será capaz de aproveitar ao máximo a eletricidade, água e detergente que a máquina de lavar louça precisa para limpar seus pratos.

2. Não utilize água para descongelar alimentos

Evite a utilização de água para descongelar os alimentos congelados. Por uma questão de eficiência de água, deixe a sua comida na geladeira para descongelar durante a noite. Alternativamente, use um microondas para fazer o descongelamento.

3. Utilizar tamanhos adequados de panela

A não ser que precise, não te sintas tentado a usar panelas grandes. Potes grandes tendem a exigir mais água de cozinha do que é necessário. Para evitar a perda desnecessária de água, escolha cuidadosamente os tamanhos do seu pote e panela.

4. Vapor, sempre que possível

Vegetais fumegantes requerem muito menos água e retém muito mais nutrientes do que a ebulição.

5. Reutilizar a água de cozinha

Não deixe que a água cinzenta de massa a ferver e vegetais vá para o lixo. Em vez de despejá-lo pelo ralo, porque não usá-lo para regar o seu jardim? Pode até usá-lo em vegetais e ervas, deixe-o arrefecer primeiro.
6. Evite lavar pratos sujos
Para de lavar pratos sujos. Este é um desperdício de água – simplesmente raspar os restos de comida para salvar. Você pode então usar estes resíduos para iniciar ou adicionar a uma lixeira de compostagem.
Assim, são maneiras simples de aprender a economizar água sem gastar valores horrendos no final do mês.

Deixe seu comentário