Jovem Aprendiz Caixa 2021 – como se inscrever para vagas de emprego

Quer ser um Jovem Aprendiz da Caixa Econômica em 2021? As vagas de emprego para quem está finalizando os estudos são garantidas por lei e atualizadas todos os anos. para participar basta preencher os requisitos e fazer inscrição para o Jovem Aprendiz Caixa 2021.

A Caixa Econômica Federal é uma instituição estatal que foi fundada em 1861. Além de serviços bancários, a Caixa também é responsável por serviços relacionados aos direitos dos trabalhadores, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), bem como serviços sociais, como o Bolsa Família. 

Por ser uma instituição pública, muitas pessoas têm o sonho de conseguir uma vaga de emprego no local. No entanto, para conseguir um emprego fixo, a contratação é mediante concurso público.

Assim, uma das maneiras de começar a carreira na Caixa é sendo aprovado no Jovem Aprendiz 2021. 

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz 2021?

vaga de empregoAtualmente, a Caixa não está mais contratando jovens aprendizes, ou seja, candidatos maiores de 18 anos. As vagas abertas são apenas para adolescentes.

Da mesma maneira, esse tipo de vaga cumpre a cota de Aprendizagem em todas as unidades da Caixa como é determinada pela Lei Federal. Dessa forma, entre 5% e 15% dos seus funcionários são contratados dentro desta categoria.

Portanto, a Caixa diz que não se responsabiliza pelas vagas de jovem aprendiz divulgadas nas redes sociais ou sites de emprego, muito menos pelo telefone publicado nestas mensagens.

O Programa Adolescente Aprendiz possui os mesmos objetivos do Programa Jovem Aprendiz, que é o de dar oportunidades para que estes candidatos se insiram no mercado de trabalho desde cedo, aprendendo práticas comumente utilizadas no setor bancário e administrativo.

Salário do Adolescente Aprendiz

Como se inscrever para o Jovem Aprendiz 2021?

Para participar do processo seletivo para Adolescente Aprendiz, o candidato precisa estar atento a divulgação da Chamada Pública no site da Caixa.

A contratação é realizada através de parcerias com Entidades Sem Fins Lucrativos. Como o CIEE e a Rede Pró-Aprendiz.

Para se candidatar, o interessado deve se cadastrar em um desses sites e enviar seu currículo. Se selecionado para o processo seletivo, o candidato deve enviar os documentos solicitados.

Como é trabalhar de Jovem Aprendiz na Caixa 2021?

Como mencionamos, a contratação geralmente acontece via Entidades de Aprendizagem que são parceiras da Caixa. As entidades são diferentes de acordo com cada estado, como pode ser consultado na lista em http://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/trabalhe-na-caixa/entidades-parceiras/Paginas/default.aspx.

Dentre as entidades mais comumente relacionadas a Caixa, destacamos o CIEE e o RENAPSI.

Portanto, o interessado deve ficar atento aos locais que atendem a sua região e realizar o cadastro do currículo para participar do processo seletivo da Caixa e também de outras companhias associadas.

Entidades parceiras da Aprendizagem

Salário do Jovem Aprendiz Caia

SalárioO salário médio dos adolescentes aprendizes da caixa é de R$954,00 mensais. Além do salário, eles tem direito a diversos benefícios.

Benefícios aos funcionários

O contrato do adolescente aprendiz é de caráter temporário, portanto o selecionado já sabe quanto tempo ficará neste cargo.

Como o candidato possui carteira assinada, ele também possui direito ao FGTS, ao salário fixo (como mencionamos anteriormente) e as férias que correspondem as férias escolares. Além disso, eles recebem vale-transporte e auxílio alimentação.

Juntamente com as atividades do trabalho, o adolescente aprendiz precisa realizar um curso que é ofertado gratuitamente pela Caixa e que tem duração entre 1 e 2 anos.

As atividades do adolescente contratado envolvem serviços bancários e administrativos, com foco no aprendizado para o mercado de trabalho e na experiência profissional.

Alguns dos documentos que os interessados podem obter antes de participar do processo seletivo são o CPF e a CTPS, agilizando a contratação.

Outras vagas de jovem aprendiz para 2021 em bancos:

Plano de carreira para o Jovem Aprendiz da Caixa Econômica 2021

Plano de carreiraComo os funcionários efetivos da Caixa são selecionados via concurso público, o plano de carreira dos adolescentes aprendizes é limitado. Além disso, eles só podem permanecer nessa posição na mesma instituição por apenas dois anos, como é determinado por lei.

Requisitos para participar do Jovem Aprendiz da Caixa

Para poder concorrer a uma vaga como adolescente aprendiz, os candidatos precisam cumprir alguns requisitos:

  •  Possuir entre 15 e 17 anos completos no ano da seleção;
  •  Possuir renda familiar de até 50% do salário mínimo por membro da família;
  •  Estar matriculado pelo menos no 9º ano do ensino fundamental ou em ano equivalente na Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Sobre a Caixa Econômica Federal

A Caixa está presente em todos os estados brasileiros, incluindo em locais remotos atendendo à populações ribeirinhas, por exemplo. Outros bancos também oferecem vagas de jovem aprendiz, como é o caso do Bradesco ou também o Banco do Brasil.

Além disso, a instituição é parceira em diversos programas sociais, como através do patrocínio do esporte paralímpico, o Bolsa Família, o FIES, e também pela presença de muitos profissionais treinados em libras.

Deixe seu comentário

cinco + quinze =