Jovem Aprendiz Correios 2021 – como se increver para vaga de emprego

O programa Jovem Aprendiz Correios 2021 é uma grande oportunidade para quem busca o primeiro emprego.

O Jovem Aprendiz Correios 2021 é um dos processos seletivos mais concorridos para quem está à procura do primeiro emprego. Por meio do programa garantido por lei quem está finalizando os estudos podem se candidatar a vagas de emprego de empresas com grande volume de funcionários, como o caso dos Correios.

Mas como fazer para se candidatar ao Jovem Aprendiz Correios 2021? Aqui te explicamos como funciona o programa, quais os requisitos para participar e quais as vantagens que fazem do Correio uma oportunidade de trabalho tão almejada por jovens aprendizes de todo o Brasil.

Como funciona o Jovem Aprendiz dos Correios 2021?

Os Correios é uma das empresas brasileiras que contratam jovens aprendizes, de acordo com a Lei da Aprendizagem, número 10.097/2000 e o decreto Federal nº 5.598/2005. O programa Jovem Aprendiz Correios 2021 é para os jovens que buscam a primeira oportunidade de emprego.

Contudo, para participar do processo seletivo não basta ter apenas a idade adequada e nunca ter trabalhado.

Se você quer uma vaga para atuar nos Correios como Jovem Aprendiz, continue com a leitura e descubra em detalhes como funciona, desde a inscrição até o trabalho:

Jovem Aprendiz Correios 2021

Como fazer a inscrição para o Jovem Aprendiz Correios 2021

A inscrição para o programa Jovem Aprendiz Correios 2021 é feita online, no site oficial dos Correios. Para acessar, clique aqui

Para a edição de 2021, ainda não há datas confirmadas. Contudo, estima-se que as inscrições aconteçam entre os meses de março e de abril. O resultado é divulgado no site dos Correios e no DOU (Diário Oficial da União) em até 60 dias após o final do período de inscrições.

As convocações dos aprovados acontecerá conforme o edital. 

Para participar, durante o período de inscrições, siga os passos:

  1. Acesse o link;
  2. Clique em “Jovem Aprendiz”;
  3. Clique em “Em andamento – Inscrições Abertas”
  4. Clique na opção referente a 2021;
    Como fazer a inscrição para o Jovem Aprendiz Correios 2021
  5. Clique em “Inscreva-se aqui!”;
  6. Clique em “Ficha de Inscrição”;
    Como fazer a inscrição para o Jovem Aprendiz Correios 2021
  7. Se já tiver login, digite o CPF e senha, caso contrário clique em “Não tenho cadastro” e faça o seu.
    Como fazer a inscrição para o Jovem Aprendiz Correios 2021

Preencha todas as informações solicitadas no ato da inscrição.

A quantidade de vaga disponível é variável e é preciso ler o edital para saber a disponibilidade. Em 2020, foram contratados mais de 4.460 jovens aprendizes pelos Correios.

Etapas do processo seletivo de Jovem Aprendiz Correios 2021

Plano de carreiraO processo seletivo dos Correios para Jovem Aprendiz possui quatro fases:

  • Candidatura (Classificatória);
  • Comprovação de requisitos de classificação (Eliminatória);
  • Pré-Admissional (Eliminatória);
  • Contratação (eliminatória).

Na Primeira Fase, a Candidatura é classificatória. Trata-se da inscrição dos candidatos, que deve ser feita com todas as informações verdadeiras.

A classificação é feita de acordo com alguns requisitos como a renda familiar mensal, a idade do candidato,  a instituição de ensino que estuda/estudou (pública ou privada), se participa de programas sociais etc. Cada item possui uma pontuação, que resulta na classificação dos candidatos.

Na Segunda Fase os candidatos aprovados deverão comprovar as informações fornecidas. Os aprovados receberão um e-mail com as instruções a seguir.

A Terceira Fase, a Pré-Admissional tem caráter eliminatório e constitui em exames médicos admissionais, matrícula no curso de aprendizagem e a entrega de documentos pessoas para comprovação das exigências.

Por fim, a Quarta Fase é a Contratação (eliminatória) constitui na assinatura do contrato de todos os candidatos aprovados nas fases anteriores. Vale frisar que a convocação acontecerá conforme a necessidade dos Correios.

Benefícios e salário do Jovem Aprendiz dos Correios

SalárioOs Jovens Aprendizes do Correios receberão o salário mínimo-hora, correspondente ao período trabalhando. Além de todos os direitos trabalhistas e previdenciários. Vale lembrar que o salário também considera o piso salarial estadual, caso existe.

Recebem também os benefícios que estiverem em vigor no período em que forem contratados. Como é o caso do vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação e o uniforme de trabalho que é fornecido pela empresa.

Além disso, o maior benefício que o jovem irá receber é a experiência de trabalhar em uma das maiores empresas do Brasil. Assim como é possível em demais empresas, como é o caso das Lojas Americanas ou também do Bradesco.

Funções do Jovem Aprendiz dos Correios

Funções TrabalhoDurante o programa de aprendizagem Jovem Aprendiz, o jovem aprovado e devidamente contratado irá vivenciar uma experiência de trabalho prática e outra teórica. A teórica acontecerá nas dependências da entidade qualificada em formação técnico-profissional. Ou seja, ele terá aulas em uma instituição indicada pelo próprio Correios.

A experiência prática acontece dentro da agência dos Correios e ele terá supervisão e orientação de um funcionário capacitado para tal função.

O tempo das aulas teóricas é somado na jornada de trabalho do jovem aprendiz. Caso as aulas sejam EAD, as mesmas deverão acontecer dentro da própria agência.

Das atividades que ele irá desenvolver dentro da agência, inclui transportar documentos dentro do espaço interno da agência; receber e expedir documentos sempre que necessário; fazer o arquivamento de documentos; apoiar e realizar eventos como por exemplo, auxiliando na organização do ambiente, dos equipamentos e outros; repor material de expediente; manter sempre a organização e atualização dos documentos; auxiliar na entrega de senhas para organização da fila entre outras atividades que lhe couberem.

Deixe seu comentário

vinte + três =