Jovem Aprendiz Senac 2021: como se inscrever para vagas de emprego

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é um grande aliado na hora de procurar emprego. Inclusive, uma das alternativas para quem tem pouca experiência no mercado é se inscrever para o Jovem Aprendiz Senac 2021. Pelo programa é possível encontrar uma vaga de emprego com carteira assinada.

Se você não sabe como fazer para participar das vagas de emprego do Jovem Aprendiz Senac 2021 confira aqui os requisitos do programa e benefícios oferecidos para empresa par quem for aprovado no processo seletivo. Aproveite para fazer a sua inscrição garantir suas chances de aprovação nas próximas ofertas trabalho!

Como fazer a inscrição para Jovem Aprendiz Senac 2021

O SENAC 2021 não contrata funcionários na categoria de jovem aprendiz. O que acontece é, empresas que são participantes e contribuintes do SENAC encaminham os seus funcionários contratados como jovem aprendizes para realizar algum curso na instituição, como é previsto pela Lei da Aprendizagem.

Benefícios Jovem Aprendiz SENAC

Este curso deve ser cumprido durante o período em que o candidato estiver contratado na categoria de Jovem Aprendiz. Isso acontece em demais empresas que oferecem essas vagas, como é o caso das Lojas Americanas ou também do Senai, que anda coligado com o Senac.

Dessa forma, para participar, é preciso conseguir uma vaga em uma dessas empresas participando do processo seletivo específico de cada local.

Se você for aprovado como Jovem Aprendiz, a empresa irá cadastrá-lo no programa Jovem Aprendiz do Senac 2021. Em seguida, é necessário:

  • Entrar no SENAC do seu estado;
  • Selecionar a opção “Para Empresas” e depois clicar sobre “Aprendizagem”;
    Jovem Aprendiz Senac 2021: Como se Inscrever? Aprenda Aqui!
  • Preencher o formulário de inscrição e cadastrar seus dados pessoais e de sua empresa.

As empresas possuem convênio com o SENAC geralmente são do setor de comércio de bens, serviços e turismo. Estas empresas então procuram por unidades desta instituição para realizarem o cadastro da companhia e verificar a disponibilidade de turmas.

Através do link http://www.senac.br é possível consultar as unidades e cursos disponíveis em sua região.

Requisitos do Jovem Aprendiz 2021

Para ser contratado por alguma empresa ou comércio como Jovem Aprendiz, é necessário cumprir alguns requisitos:

  • Ter no máximo 24 anos de idade em 2021;
  • Estar frequentando o Ensino Médio ou correspondente no EJA (Educação para Jovens e Adultos), ou o Ensino Superior, desde que tenha menos de 24 anos;
  • Ter comprovado baixa renda.

Outros requisitos podem ser exigidos por parte da empresa, como ter conhecimentos em alguma língua estrangeira ou em algum programa de computador.

Benefícios de trabalhar como Jovem Aprendiz no Senac

vaga de empregoA principal vantagem de participar do programa de aprendizes do SENAC é que esses funcionários têm direito a estudar de graça na instituição. Por parte da empresa, os jovens recebem diversos outros benefícios, como:

  • Carteira assinada;
  • Salário mensal;
  • Férias remuneradas (que devem coincidir com as férias escolares);
  • Direito ao FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço);
  • Recolhimento do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social);
  • PL (Participação nos Lucros);
  • 13º salário;
  • Auxílio refeição e transporte;
  • Plano médio e odontológico.

Salário médio do Jovem Aprendiz Senac 2021

SalárioO salário dos jovens aprendizes varia com a empresa para a qual foram contratados. De forma geral, o valor é compatível com as horas trabalhadas e tem como base o salário mínimo referente aquele ano, mas podem ser maiores dependendo da companhia.

Plano de carreira do Senac Jovem Aprendiz

Plano de carreiraO plano de carreira do Jovem Aprendiz Senac também depende da empresa contratante. Mas, geralmente, essas companhia possuem grande interesse em efetivar os aprendizes que mais se destacam.

Isso porque os aprendizes são treinados perante as visões e valores da companhia, já conhecem o processo e a organização da empresa e já estão familiarizados com o local e com os outros funcionários.

Portanto, muitas empresas elaboram junto com os aprendizes um plano de carreira que se enquadre no interesse do contratante e do contratado.

Regulamentação do Programa Jovem Aprendiz para 2021

Como mencionamos acima, o jovem aprendiz recebe diversos benefícios, mas precisa cumprir algumas regras que são regulamentadas pela Lei da Aprendizagem, instituída em 2000.

Por exemplo, eles devem obrigatoriamente frequentar o curso do SENAC para o qual foi selecionado, faltando apenas se tiver uma justificativa.

Já referente as empresas, a Lei diz que empresas categorizadas como de médio ou grande porte são obrigadas a contratar entre 5% e 15% de seus funcionários dentro dessa categoria.

Como benefício, a porcentagem do FGTS recolhido para esses funcionários é bem menor e também não é necessário pagar o aviso prévio nem o seguro desemprego em caso de demissão, nem os 40% do FGTS.

Jovem aprendiz também não pode trabalhar mais que as 6 horas diárias, nem no horário noturno e aos finais de semana. O período máximo de contratação na mesma empresa dentro desta categoria é de 2 anos.

Deixe seu comentário

dois × 5 =