Portal do Aluno Senai: Como Acessar? Veja aqui!

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é famoso por seus cursos de formação profissional, desde os de aprendizado até as graduações e pós-graduações.

Curiosamente, todo estudante da associação possui uma ferramenta à sua disposição, o Portal do Aluno Senai. Ainda não o conhece? Então, confira aqui como acessá-lo e quais são suas principais funções.

Como funciona o Portal do Aluno Senai?

Trata-se de uma plataforma de serviços gratuita voltada a estudantes do Senai e seus pais/responsáveis legais. Nela, é possível desde consultar notas até realizar rematrículas.

O Portal do Aluno é disponibilizado dentro do site do Senai do estado em que o aluno é matriculado. Para acessá-lo, basta informar CPF e senha, que normalmente é registrada na própria plataforma.

Quem pode acessar o Portal do Aluno Senai?

Portal do Aluno Senai

O Portal do Aluno pode ser acessado por estudantes do Senai, seus pais ou responsáveis legais, bem como por funcionários da associação, sempre de maneira gratuita. A plataforma funciona online, ou seja, é obrigatório estar conectado à internet, seja em rede privada ou pública.

Como acessar o Portal do Aluno Senai

O acesso ao Portal do Aluno é simplificado e rápido de ser feito. A seguir, preparamos e apresentamos um passo a passo para lhe auxiliar nesse processo. Acompanhe e utilize as dicas:

  1. Acesse o site oficial do Senai (Veja o tutorial com o Senai de SP como exemplo)do estado de residência do aluno;
  2. Localize e clique em “Portal do Aluno” ou “Área do Aluno”;
    Como acessar o Portal do Aluno Senai
  3. Informe o CPF do estudante e senha de acesso;
  4. Clique em “entrar”.
    Como acessar o Portal do Aluno Senai

É seu primeiro acesso e não possui senha? Sem problemas! Na plataforma de alguns estados é possível registrá-la online, basta clicar em “registrar senha” e preencha formulário indicado.

Caso tenha senha, mas não se lembra mais qual é, clique em “esqueci minha senha” e preencha o formulário apresentado na página. Dessa forma, será possível recadastrá-la e utilizar a plataforma.

Se estiver em dúvida sobre como acessar o Portal do Aluno Senai ou cadastrar uma senha para utilizá-lo, dirija-se à secretaria de sua unidade escolar para obter auxílio e orientações.

Configurações de acesso do Portal do Aluno Senai

Recomenda-se o uso de navegadores como o Chrome e Mozilla Firefox, para melhor visualização do conteúdo do site e acesso aos serviços da plataforma. Portanto, se enfrentar dificuldade no uso, verifique e troque seu navegador.

Serviços do Portal do Aluno Senai

O Portal do Aluno possibilita a consulta de informações sobre o estudante, bem como a realização de serviços envolvendo a matrícula. Conheça, a seguir, o que é possível encontrar na plataforma:

  • Consulta de notas do aluno, centralizando-as em um só local, o que permite o acompanhamento não só pelo estudante, mas também por seus pais ou responsáveis legais;
  • Verificação de horários e locais de aula ou atividades extras realizadas periodicamente, podendo se programar com antecedência e evitar a perda das tarefas;
  • Consulta de frequência do aluno, seja geral ou por disciplina, possibilitando o acompanhamento adequado para evitar complicações no ano letivo;
  • Realização de rematrícula online, garantindo maior praticidade nesse processo e reduzindo a chance de perda da vaga;
  • Acompanhamento de notícias sobre a unidade e cursos;
  • Verificação de informações financeiras inerentes ao curso, caso faça uma formação paga.

É importante lembrar que esses são os serviços básicos do Portal do Aluno Senai, mas pode ser que a lista de ferramentas varie entre os diferentes estados do país. O ideal é navegar por todo o menu de serviços da plataforma para conhecê-los e saber exatamente o que ela oferece para facilitar seu dia a dia.

Aplicativo Portal do Aluno Senai

Embora a plataforma seja disponibilizada majoritariamente em sites, o Senai de alguns estados também oferece uma versão em aplicativo, que é gratuito e pode ser utilizado em dispositivos com sistema operacional Android e iOS.

Mas, como ter acesso a esses aplicativos? Abaixo, elaboramos um passo a passo para lhe guiar. Verifique e siga as orientações para baixar e instalar essas ferramentas:

  1. Acesse a loja de aplicativos de seu dispositivo;
  2. No campo de busca, digite “Senai”;
    Aplicativo Portal do Aluno Senai
  3. Selecione a opção correspondente ao estado de residência do aluno;
  4. Faça o download e instalação.

Vale ressaltar que essa é uma alternativa disponível somente pelo Senai de alguns estados, como o de Santa Catarina. Se não encontrar o app correspondente ao local de residência, utilize a versão tradicional da plataforma.

Deixe seu comentário

nove + 10 =