SENAI BA Cursos 2021 – Inscrição, Lista de Cursos e Documentação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da Bahia possui uma série de cursos voltados à educação profissional e tecnológica para a área da indústria.
Com isso, o SENAI-BA promove a formação profissional de seus estudantes, ajudando-os a se inserir no mercado de trabalho, ao mesmo passo em que ajuda a acelerar o desenvolvimento industrial do estado da Bahia.
Na Bahia, o SENAI integra o sistema Federação das Indústrias o Estado da Bahia (FIEB) e conta com 21 unidades espalhadas pelo estado. Se você é baiano e está pensando em fazer um dos cursos do SENAI, continue lendo este guia sobre como se inscrever, quais os cursos disponíveis e muito mais!
Como se inscrever no SENAI BA em 2021?

A princípio, é importante mencionar que há duas maneiras de se inscrever em cursos técnicos do SENAI-BA. São elas as seguintes:
- Com a nota do ENEM, concorrendo a uma bolsa de estudo em um dos cursos e com inscrição realizada através do site http://www.tecnicosenai.com.br/;
- Por ordem de matrícula, sendo o curso pago e com as inscrições também realizadas através do site http://www.tecnicosenai.com.br/.
Além disso, para obter informações em primeira mão a respeito do processo seletivo do SENAI da Bahia no ano de 2021, é preciso se cadastrar em um formulário de interesse. Para isso, basta acessar o site http://www.tecnicosenai.com.br/ e clicar na opção “cadastre-se”, indicado pela seta vermelha na imagem abaixo.

Este link abrirá um formulário em que você precisará preencher suas informações pessoais, informações de contato, cursos que tem interesse etc. Quando o processo seletivo para o curso em questão abrir, o SENAI entrará então em contato com você.
Já para cursos de curta duração, o formulário que precisa ser respondido é esse. Por fim, para cursos de ensino superior, o processo seletivo é realizado pelo SENAI CIMATEC, também vinculado ao sistema FIEB. O site para o SENAI CIMATEC pode ser acessado através deste link.
Além disso, também é possível pedir transferência de outras instituições para o SENAI através dos mesmos processos seletivos mencionados acima.
Documentação necessária para a matrícula
Após se inscrever em um dos cursos e for aprovado, é preciso comparecer na unidade SENAI à qual você se inscreveu munido da documentação solicitada para a matrícula.
Para cursos de nível técnico, os documentos necessários são os seguintes:
- Certificado de conclusão do Ensino Médio; ou histórico parcial e documento da escola (atestado ou declaração) que comprove que o aluno está devidamente matriculado e frequentando normalmente o 3º ano do Ensino Médio;
- Carteira de identidade (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- 1 foto 3×4 atualizada;
- Comprovante de residente atualizado.
Além disso, candidatos que optaram por uma bolsa de estudos precisam apresentar documentação que comprove que eles fazem parte de famílias de baixa renda.
Para o processo de transferência externa, ou seja, para aqueles que desejam mudar para o SENAI a partir de outra instituição de ensino, os documentos solicitados, além dos básicos mencionados anteriormente, são os seguintes:
- Histórico escolar contemplando:
- Identificação completa da instituição de Ensino;
- Identificação completa do aluno;
- Informação sobre períodos, etapas, módulos ou fases cursadas na instituição de ensino, bem como o aproveitamento do estudante nestas etapas e a declaração de aprovação nelas;
- Ementa das disciplinas cursadas na instituição de ensino.
Por fim, para a inscrição em processos de portadores de diploma de nível técnico ou superior, os documentos que você precisa apresentar, além dos básicos mencionados no início, são os seguintes:
- Histórico escolar (contemplando os itens mencionados acima);
- Ementa das disciplinas cursadas na instituição de ensino;
- Diploma da habilitação profissional técnica ou da graduação.
Quais os cursos oferecidos?

Por fim, confira algumas das áreas dos cursos técnicos ofertados pelo SENAI BA:
- Automação industrial;
- Desenvolvimento de sistemas;
- Edificações;
- Eletromecânica;
- Eletro estática;
- Logística;
- Manutenção automotiva;
- Mecânica;
- Mecatrônica;
- Petroquímica;
- Programação de jogos digitais;
- Qualidade;
- Química;
- Redes de computadores;
- Refrigeração e climatização;
- Segurança do trabalho;
- Soldagem.
Já em relação às áreas de interesse dos cursos de ensino superior ofertados pelo SENAI CIMATEC, elas são, dentre outras, as seguintes:
- Software e supercomputação;
- Biotecnologia e saúde;
- Manufatura avançada;
- Mobilidade e infraestrutura;
- Robótica e automação;
- Micro e pequenas empresas;
- Novos produtos, materiais e metrologia;
- Energia e sustentabilidade.
Deixe seu comentário