Senai CE Cursos 2021 – Inscrição, Lista de Cursos e Documentos

A unidade do Ceará do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi fundada em 27 de novembro de 1943. Ela oferece aos seus estudantes, desde então, uma formação qualificada, com diversos cursos voltados para o trabalho em indústria, aumentando as chances do indivíduo de ingressar no mercado de trabalho e ao mesmo tempo acelerando o desenvolvimento industrial do país.

Há várias modalidades de cursos, desde cursos técnicos a cursos de qualificação profissional e de curta duração. Atualmente, no estado do Ceará, o SENAI está presente em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral, com 6 unidades espalhadas por esses municípios.

Como se inscrever no SENAI CE em 2021?

Para se inscrever num dos cursos do SENAI-CE é muito simples. Basta que o indivíduo acesse o site da instituição, que pode ser acessado através deste link, escolha a modalidade do curso que deseja (técnico, qualificação profissional, curta duração ou EAD, além de cursos gratuitos), selecione o curso que deseja e depois aperte em “comprar”, como indicado na imagem abaixo.

Como se inscrever no SENAI CE online

Clicando em “comprar” no curso que você deseja, você será redirecionado para uma página de login/cadastramento, integrada ao Sistema FIEC. Caso você já seja cadastrado, informe seu login e sua senha. Por outro lado, caso não seja, aproveite para realizar sua inscrição. Após se cadastrar, será preciso confirmar seu endereço de e-mail.

Como se inscrever no SENAI CE online

Depois, basta completar seu cadastro, informando os seus dados pessoais, e seguir para a etapa de pagamento.

Como se inscrever no SENAI CE online

Em seguida, você receberá instruções sobre como proceder. Geralmente solicita-se que o indivíduo vá até uma unidade do SENAI a fim de entregar a documentação.

Não há processo seletivo para ingressar em um dos cursos do SENAI. Basta que o estudante se inscreva, entregue a documentação e realize o pagamento da matrícula e das demais mensalidades.

Além disso, convém mencionar que todo o processo de inscrição também pode ser realizado presencialmente em uma unidade SENAI. Nesse caso, convém levar a documentação, que listaremos no próximo item, para já efetuar a matrícula.

Documentação necessária para a matrícula

Após a compra pela internet, você geralmente precisará se dirigir até uma unidade SENAI a fim de entregar a documentação e comprovar sua inscrição. Os documentos solicitados pelo SENAI CE são os seguintes:

  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola comprovando que o aluno está devidamente matriculado e frequentando regularmente no mínimo o 2º ano do ensino médio;
  • Carteira de identidade (RG) ou carteira nacional de habilitação (CNH);
  • Cadastro de pessoa física (CPF);
  • Comprovante de residência;
  • 2 fotos 3×4 (atualizadas).

Quais os cursos oferecidos?

Curso de eletrotécnica do Senai

Há uma grande variedade de cursos oferecidos pelo SENAI CE, divididos em diferentes categorias. Você pode conferir a lista completa de cursos neste link. Para ilustrar a quantidade e variedade de cursos, confira a seguir alguns deles.

  • Eletrotécnica;
  • Logística;
  • Manutenção e suportem Informática;
  • Mecatrônica;
  • Modelagem de vestuário;
  • Redes de computadores;
  • Técnico em têxtil;
  • Assistente de controle de qualidade;
  • Eletricista de automóveis.

O número de cursos pode estar reduzido, além de serem ofertados, por enquanto, exclusivamente na modalidade EAD, por conta da pandemia de Coronavírus. Espera-se que, assim que as coisas normalizarem, os cursos voltem a ser ofertados em sua totalidade e com turmas presenciais.

Valores

Os valores variam muito de curso para curso, e de modalidade para modalidade. Há cursos por volta de R$2.000,00, por exemplo, podendo ser pago em uma única prestação ou em até 12x. Além disso, há outros cursos, mais complexos e com maiores durações, que podem chegar a R$4.000,00.

Deixe seu comentário

1 + 9 =