Senai Edital 2021: Vagas, Cursos e Inscrição

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é um complexo de educação profissional que oferece cursos para 28 áreas da indústria brasileira, abrangendo desde a formação básica até a graduação e pós-graduação tecnológica.

Para estudar em um desses cursos é preciso passar por um processo seletivo. A seguir, falamos sobre o Senai edital 2021, abordando detalhes como vagas, cursos e inscrição para participar da seleção.

Como funciona o edital do Senai 2021

Ao todo, o Senai oferece vagas em quatro modalidades de curso e cada uma delas possui um edital específico. Nele, são mencionadas informações detalhadas sobre o processo seletivo, como:

  • Número de vagas;
  • Como se inscrever;
  • Requisitos para cada curso;
  • Como funciona a seleção;
  • Calendário do processo seletivo.

Quer verificar o edital do Senai 2021 de todos os cursos disponibilizados? Isso pode ser feito pela internet, especificamente no site do Senai de seu estado de residência. Abaixo, indicamos como realizar essa consulta:

  1. Acesse o site do Senai de seu estado (Veja o exemplo do Senai SP);
  2. Em “cursos”, clique em “processo seletivo” ou na formação de seu interesse;
    Resultado do processo seletivo do Senai SP
  3. Verifique o edital e informações sobre a seleção.

Vagas Senai edital 2021

O número de vagas oferecidas varia de acordo com o processo seletivo. Mas, essa informação sempre é dada precisamente no edital ou a partir da data de início do período de inscrição.

No entanto, de modo geral a quantidade de vagas oferecidas é menor em cursos de aprendizagem e de formação superior. Em contraposição, o número de vagas em cursos técnicos é maior.

Para saber exatamente a quantidade de vagas, verifique o site oficial do Senai de seu estado, especificamente no menu de cursos disponibilizados, seja presenciais ou online.

Cursos Senai edital 2021

Mulher executando cursos do Senai

O Senai oferece quatro modalidades de curso e formação profissional. A seguir, apresentamos quais são elas e como funcionam, para facilitar a identificação de qual você pode realizar:

Aprendizagem industrial

Trata-se de um curso gratuito, voltado a candidatos que buscam formação profissional para um primeiro emprego. Para realizá-lo, é preciso ter finalizado o ensino fundamental e ter entre 16 a 24 anos.

O curso de aprendizado industrial qualifica profissionais para diferentes áreas industriais, como administração, alimentos, couro e sintético, automação, elétrica, automobilística, gráfica, calçados, cerâmica, construção civil, informática, mecânica, metalurgia, têxtil e vestuário, transporte, entre outras.

Curso técnico

Modalidade que equivale ao ensino médio profissionalizante. O curso técnico é gratuito e voltado para áreas como alimentos, eletrônica, mecânica, vestuário, construção civil, petroquímica, entre outras.

Um detalhe importante: o material didático do curso não é gratuito. No ato da matrícula, a unidade escolar recolhe uma taxa semestral corresponde ao material utilizado em aula pelos estudantes.

Cursos superiores de tecnologia

Menina com beca se formando nos cursos de tecnologia

Os cursos Senai superiores de tecnologia são divididos em graduação e pós-graduação. Todos são pagos e é possível encontrar formações em alimentos, automação industrial, design de moda, eletrônica industrial, mecânica, gestão da produção industrial, entre outras.

Ensino articulado Sesi-Senai

Esta é uma modalidade oferecida somente em algumas regiões do país e corresponde ao ensino médio do Sesi feito ao mesmo tempo que a educação profissional técnica do Senai.

É uma alternativa para estudantes que desejam terminar sua formação básica já com diploma em uma profissão, aumentando suas chances de conseguir uma oportunidade de trabalho rapidamente.

O ensino articulado Sesi-Senai é gratuito, mas o aluno deve pagar os materiais didáticos impressos utilizados durante a aula. Semestralmente, a unidade de ensino recolhe essa taxa.

Como se inscrever na seleção Senai 2021

A inscrição no processo seletivo Senai 2021 deve ser feita no período indicado no edital, especificamente no site da associação. Para lhe auxiliar nessa tarefa, preparamos um passo a passo sobre como se inscrever. Acompanhe:

  1. Acesse o site oficial do Senai (Veja por exemplo o site do Senai RS) de sua região de residência;
  2. No menu principal, clique em “cursos”;
    Como se inscrever na seleção Senai
  3. Selecione o curso de seu interesse;
    Como se inscrever na seleção Senai
  4. Clique em “inscreva-se” ou “tenho interesse”;
  5. Preencha o formulário de inscrição;
    Como se inscrever na seleção Senai
  6. Finalize a inscrição online.

Pronto! Agora é só estudar para as provas de seleção e aguardar o dia de aplicação dos exames. O conteúdo cobrado dos alunos pode ser verificado no edital Senai 2021, bem como no site da associação, na página de cursos.

O resultado da seleção é divulgado online, diretamente no site oficial do Senai de sua região, na data mencionada no calendário do processo seletivo publicado no edital.

Deixe seu comentário

12 + 16 =