As História das Novelas (e as 3 Produções Brasileiras Mais Famosas)

As telenovelas fazem parte diariamente da vida dos brasileiros. Não existe uma pessoa que não tenha acompanhado alguma trama e não se lembre de uma novela que marcou uma parte da vida. Essas histórias se baseiam na vida real e oferecem entretenimento ao público durante a tarde e, principalmente, à noite.

Muitas histórias foram, e ainda são, representadas nas televisões e colaboram constantemente com a diversão das pessoas. Conheça aqui no site um pouco sobre a história e as 3 novelas brasileiras mais famosas no mundo.

História das Novelas

As novelas surgiram inspiradas e influenciadas pelo conceito dos folhetins, ainda no século XIX, escritos e divulgados de forma periódica e divididos por capítulos. Na década de 30 a produção dos radioteatros ganhou força, mas a radionovela foi ao ar somente na década de 40. Apenas na década de 50 é que a primeira telenovela chamada “Sua vida me pertence” foi apresentada ao público pela extinta TV Tupi.

A proposta das novelas sempre foi motivada pelo entretenimento. Com isso, existiram e ainda existem, uma série de gêneros que representam a vida cotidiana das pessoas, como trama, drama, romance, conflitos, comédias, entre outros. É por isso que a frase “a vida imita a arte e a arte imita a vida” é tão utilizada na nossa sociedade.

Impacto das Novelas

Justamente por conta dessa sensação de proximidade e familiaridade é que a recepção das telenovelas foi super positiva e aos poucos foi deixando de ser consumida apenas pela elite brasileira da época. A partir daí se deu o desenvolvimento constante dos processos de produção das novelas, dos investimentos, dos equipamentos e níveis de tecnologias, escolas de teatros.

O impacto das novelas desde sempre foi tão forte que influenciou diversos aspectos da sociedade, como a arquitetura, a moda e os meios de consumo de forma geral, pois as pessoas queriam ter e se parecer com o que viam na televisão. Os personagens passaram a influenciar no comportamento e no estilo de vida das pessoas do mundo real.

Hoje em dia não é diferente. Inclusive esse sentimento é ainda mais forte, pois com o desenvolvimento e aprimoramento de uma série de processos envolvidos com a produção das telenovelas o impacto nos espectadores segue muito forte.

O principal fator para que isso aconteça são os enredos e as abordagens utilizadas pelos escritores e diretores das telenovelas. Eles passaram a produzir conteúdo com base nos interesses de consumo das pessoas.

Estruturas

De modo geral as novelas brasileiras são escritas e produzidas pelas três maiores emissoras de televisão do país que são Rede Globo, Record e SBT. Elas apresentam uma mesma linha de produção de conteúdos, mas com qualidades diferentes de acordo com a opinião pública. Isso pode ser observado de acordo com as métricas de audiência de todas as programações.

Além disso, essas emissoras seguem um padrão de reprodução das novelas que se dão na parte da tarde e da noite. Começando com novelas de temáticas consideradas mais leves, como aventura e romance, e terminando com temáticas mais radicais, como violência e algumas cenas de sexo. Para além, cada uma possui um nível de classificação e indicação de idade para que o público saiba quem pode ou não consumir aquele determinado conteúdo.

As histórias seguem uma linha básica e começam com tramas leves e quase nada complicadas. Durante o decorrer das novelas é que as histórias ficam mais misteriosas e deixam o enredo mais forte e complexo até o desenrolar dos fatos.

Internacional

Toda essa estrutura e investimento nas telenovelas fazem com que o Brasil seja um dos maiores produtores de conteúdo nessa área e, consequentemente, realize a venda de diversas novelas para outros países. O Brasil disputa o posto de maior produtor de novelas com países como: México, Portugal, Colômbia, Venezuela, Chile e Argentina.

Novelas Mais Famosas

Existiram muitas novelas no Brasil e tantas outras são produzidas anualmente. No entanto, para se conhecer um pouco sobre esse tipo de conteúdo selecionamos as 3 novelas brasileiras mais famosas no mundo.

Com tramas distintas e personagens icônicos, essas novelas fizeram sucesso no Brasil e também em outros países. São elas:

  • Senhora do Destino, 2004 e 2005, produzida pela Rede Globo;
  • Rei do Gado, 1997 e 1998; produzida pela Rede Globo;
  • Pantanal; 1990; produzida pela Rede Manchete.

Essas três são conhecidas pela maioria dos noveleiros. No entanto, muitas outras também fazem parte do repertório brasileiro e estão entre as favoritas de muitas pessoas. Hoje em dia é possível assistir aos capítulos em alguns sites online, comprando diretamente nos arquivos das emissoras ou em formatos de DVD em lojas especializadas.

Patrícia Fischer
Revisora e Editora na WebGo Content. Trabalha também com Tradução. Apaixonada por palavras, vê nos livros seu grande ponto de fuga. Fã indiscutível de heavy metal, mas com um carinho especial por k-pop. Ama tornados, café, chuva e tatuagens.

Deixe seu comentário