Brincadeira de criança, como é bom…

As brincadeiras para crianças são indispensáveis ao processo de aprendizagem de diferentes habilidades e conhecimentos. É ainda na infância que uma série de comportamentos e atitudes começam a se desenvolver e, atividades que proporcionam momentos de diversão contribuem de forma leve e subjetiva para isso.

Desse modo, é crucial que os pais ou responsáveis pelas crianças incentivem e apoiem o lazer dos pequenos. Essa compreensão faz com que os meninos e as meninas ganhem autonomia, tenham senso de responsabilidade e ampliem as relações sociais. Mas, atente-se, pois promover liberdade não significa deixar de supervisionar nem zelar pela segurança deles.

As vantagens de brincar

Quando somos crianças não há outra coisa para se fazer a não ser brincar e se divertir. No entanto, existe algo tão importante quanto que está intrínseco aos momentos de brincadeiras: o aprendizado.

Se engana quem pensa que a criança que vive brincando não está aprendendo nada, muito pelo contrário. Diversas competências se desenvolvem nesses momentos, principalmente aquelas vinculadas às emoções, sentimentos e inteligências.

As habilidades motoras, o raciocínio lógico, a criatividade, a comunicação e a empatia são alguns desses fatores que servem de base para a formação social, moral e ética. Dependendo da atividade escolhida um ou outro aspecto é melhor desenvolvido, Além disso, a predisposição das crianças diante de cada característica deve ser levada em consideração.

De modo geral, a criança tem a oportunidade de observar e aprender sobre e com o mundo a sua volta, mas de forma lúdica e leve, sem cobranças ou responsabilidades. Sendo assim, é fundamental que as brincadeiras para crianças tenham sempre um objetivo ou proporcionem reflexões. A escolha de cada exercício vai depender muito da idade, preferência e acesso de cada um às práticas.

A evolução das brincadeiras

As brincadeiras para crianças de hoje em dia não são as mesmas de antigamente. Porém, isso não significa que elas não sejam tão efetivas e essenciais quanto. A evolução dos jogos, brinquedos e brincadeiras se aliou aos equipamentos eletrônicos e as possibilidades de diversão se multiplicaram.

Os computadores, vídeo games e jogos online dominaram o cenário atual e fazem muito sucesso entre os pequenos e até mesmo entre os adultos. Os estilos são diversos e atendem aos gostos e preferências tanto das meninas quanto dos meninos. Contudo, as brincadeiras para crianças ainda se fazem presentes nos tabuleiros, nas cartas, nos brinquedos de plásticos e nas brincadeiras em grupo.

Ambientes de diversão

Dependendo da região do país e da classe social de cada um, os tipos de brincadeiras de crianças são diferentes e, consequentemente, influenciam nos processos de aprendizado mencionados anteriormente.

Sendo assim, é importante que o acesso às mais variadas formas de diversão seja viabilizado a fim de proporcionar um desenvolvimento igualitário entre os mais jovens, e as escolas são os principais meios para que isso aconteça de forma efetiva.

Aliás, os ambientes educativos são determinantes para a união do processo de aprendizagem com a educação propriamente dita. É nesse espaço que os alunos recebem apoio profissional de forma facilitadora, fazendo com que os benefícios das brincadeiras para crianças seja claramente percebido.

Porém, quando se fala ou pensa em um ambiente apropriado para as brincadeiras de crianças é injusto pensar que as escolas são as únicas responsáveis por oferecer essa oportunidade. A casa de cada criança deve ser um dos principais espaços para isso, pois é o lugar mais seguro e acolhedor para elas.

Desse modo, é importante ter ao menos um local onde as crianças podem ficar livres para realizar suas atividades com conforto, segurança e supervisão. Além disso, parques e praças públicas também são opções interessantes e que devem ser planejadas pensando nas brincadeiras para crianças.

As melhores brincadeiras

Agora que você já sabe a importância das brincadeiras na vida e no desenvolvimento pessoal e coletivo das crianças, é hora de saber quais são as atividades mais bacanas para os pequenos realizarem.

  • Clássicas:
  • Telefone sem fio;
  • Esconde-esconde;
  • Pega-Pega;
  • Amarelinha;
  • Queimada;
  • Pular corda;
  • Mímica;
  • Morto-vivo;
  • Detetive;
  • Batata quente;
  • Stop;
  • Cabo de guerra;

Modernas:

  • Garena Free Fire;
  • Fortnite;
  • Roblox;
  • Slime;
  • Spinner;
  • Desafios de dança.

Apesar da lista das brincadeiras para crianças serem clássicas ou modernas o importante é que todas elas possuem seu devido valor e benefício para o processo de aprendizagem e educação de meninos e meninas.

Dessa forma, é fundamental apoiar e participar ativamente dos momentos de diversão dessas crianças para que o desenvolvimento delas seja realizado por completo.

Marcela Mazetto
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário