Caixa concede descontos de até 50% no financiamento habitacional

A Caixa Econômica Federal informou que os clientes que possuem financiamento habitacional pelo banco devem retomar os pagamentos, mas alegou que vai conceder descontos sobre os valores das parcelas. 

As opções dadas até o momento possibilitam que a pessoa pague a mensalidade do financiamento com 25% de desconto durante seis meses ou com 50% pelo período de três meses. 

Segundo a Caixa, para garantir a baixa nas parcelas das pessoas financeiramente mais atingidas pela crise, será preciso analisar individualmente cada caso. 

Desde março, quando se iniciou no Brasil a crise do novo coronavírus, a Caixa vinha adiando a cobrança das parcelas vigentes de quem tinha financiamento imobiliário com a instituição, sem gerar juros ou correção monetária por isso. 

O banco registrou que, contudo, o saldo relacionado ao crédito habitacional teve aumento de 13% para mais desde janeiro de 2019, e que neste mês de outubro, o banco chegou a um valor histórico em crédito habitacional, equivalente a R$500 bilhões. Isso porque há necessidade de aquecer a economia no ramo de financiamento imobiliário depois dos impactos causados pela pandemia. 

Outras medidas 

A Caixa também implementou, nesta semana, a redução de juros de até 5% para os clientes que aderirem ao Sistema Brasileiro de Popança e Empréstimo (SBPE).  

A previsão é de que, a partir disso, R$14 bilhões em financiamento sejam movimentados no setor de crédito imobiliário. A entidade também quer conceder os descontos por até seis meses para os novos compradores de imóveis. 

O banco espera nos próximos meses que a economia demonstre mais crescimento no financiamento imobiliário com a retomada gradual do comércio que tem acontecido e com os programas de carência que estão sendo implementados.  

 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário