Como a diabetes funciona? Como é causada? Entenda a função da glicose

Você sabe como a diabetes funciona? Como é causada? Conhece os principais sintomas e tratamentos? É super importante saber todas as questões a fim de prevenir e remediar a presença da diabetes e, consequentemente, garantir melhor qualidade de vida, pois apesar de ser uma doença relativamente série, é possível conviver de forma segura e saudável com a diabetes.

Para além, a diabetes é uma doença que exige acompanhamento médico constante, de modo que as pessoas verifiquem o estado de saúde e não corram riscos com as possíveis consequências que ela pode gerar. Sendo assim, é indispensável o monitoramento de diversas questões, principalmente da alimentação.

O que é diabetes?

Você sabe como a diabetes funciona? Como é causada? A diabetes é considerada uma síndrome metabólica que ocorre devido a falta de insulina ou o não funcionamento adequado dos efeitos da insulina no organismo. A consequência disso no corpo humano é o aumento considerável da glicose na corrente sanguínea e isso é um grave problema.

Quando esse processo do aumento da insulina ocorre no organismo é porque o pâncreas não está sendo capaz de gerar esse hormônio e, consequentemente, suprir as necessidades do corpo humano. Ou até mesmo pela resistência do hormônio em agir conforme seu devido procedimento.

A importância da insulina se dá devido a promoção da redução da glicemia no metabolismo de cada pessoa. Com isso, esse hormônio permite que o açúcar presente no sangue consiga penetrar dentro das células e servir como fonte de energia. Caso contrário, com o aumento da glicose no sangue a diabetes é gerada.

Tipos de diabetes

Agora que você já sabe como a diabetes funciona e como ela é causada é hora de conhecer os diferentes tipos dessa doença, como elas operam, os principais sintomas e como tratar cada uma delas de forma adequada e efetiva.

  • Pré-diabetes: esse tipo de diabetes é observado quando há possíveis chances das pessoas desenvolverem a doença durante a vida devido a uma série de fatores, principalmente o consumo excessivo de açúcar;
  • Diabetes tipo 1: esse tipo de diabetes tipo 1 desenvolvido no momento em que o pâncreas perde a capacidade de gerar insulina devido a um defeito do sistema imunológico. Isso faz com que os anticorpos ataquem as células que produzem a própria insulina. O diabetes tipo 1 atinge cerca de 5 a 10% dos pacientes com predisposição para ter a doença;
  • Diabetes tipo 2: esse tipo de diabetes tipo 2 é oriundo da junção entre dois fatores que são a redução da secreção de insulina e a resistência do próprio hormônio diante da sua própria ação no organismo. Esse tipo 2 de diabetes ocorre em quase 90% das pessoas com diabetes e, com o passar do tempo, pode ser agravado;
  • Diabetes gestacional: esse tipo de diabetes pode ser observado quando há uma grande resistência do corpo diante da ação da insulina no período de gestação. Isso faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem e ocorra o diagnóstico na paciente pela primeira vez na vida. No entanto, a presença desse tipo de diabetes pode ou não permanecer após o nascimento do bebê e isso vai depender muito do organismo de cada mulher.

Para além desses tipos clássicos de diabetes existem alguns níveis da doença que são formados devido aos defeitos genéticos aliados a outras doenças ou ao consumo de alguns medicamentos por um longo período de tempo.

Desse modo, é essencial realizar exames e consultas com médicos especializados a fim de descobrir qual é o tipo de diabetes que acomete a sua saúde ou a de outras pessoas. Só sabendo como a diabetes funciona e como ela é causada é possível promover um tratamento.

Tratamento

Sempre existe aquela dúvida de como a diabetes funciona? Como é causada? Como tratá-la? Bom, com um exame de sangue simples já é possível observar a presença da diabetes no corpo humano.

Apenas uma gotinha de sangue é suficiente em um espaço de tempo de três minutos de espera. Se houver alguma alteração na taxa de glicemia é melhor fazer exames mais aprofundados para confirmar a diabetes.

O tratamento da diabetes, de modo geral, é realizado por meio de bombas de insulina que aplicam o hormônio de acordo com os níveis necessários. No entanto, é fundamental que o aparelho seja usado com orientação e recomendação médica.

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Deixe seu comentário