Curso Técnico de Enfermagem – Onde Cursar, O que você vai aprender, Mercado de Trabalho

Se você está cursando ou terminou o Ensino Médio e pretende ingressar na área da saúde. Que tal começar a sua preparação para o mercado de trabalho com o curso Técnico de Enfermagem? Vale destacar que existe uma alta demanda por esse profissional, por isso esse curso é uma ótima opção para você.

Considerando a importância dessa formação, neste texto separamos as principais informações sobre o curso. Continue a leitura e confira!

curso-tecnico-de-enfermagem-informacoes

O que faz um Técnico de Enfermagem?

O Técnico de Enfermagem é responsável por fornecer suporte aos Enfermeiros, assim como ele executa funções básicas de manutenção e prevenção da saúde. Esta profissão está inscrita sob o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) nº 3222-05, que informa que as principais atribuições desse profissional são:

“Prestam assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administram medicamentos e desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Organizam ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos. Desempenham atividades e realizam ações para promoção da saúde da família.”

Esse profissional tem uma infinidade de oportunidades de trabalho, pois ele pode atuar em clínicas, consultórios, hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios, laboratórios, clínicas de vacinação, unidades de pronto atendimento, centros de diagnóstico por imagem, organizações militares, instituições de longa permanência, home care, entre outros.

Vale destacar que o Técnico de Enfermagem somente pode atuar no mercado de trabalho se concluir o curso técnico em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Bem como ele precisa obter o registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

Como funciona um curso Técnico de Enfermagem?

O curso Técnico de Enfermagem é uma formação de nível médio técnico, por isso ele pode ser realizado durante ou após o Ensino Médio. Nesse caso, quando a formação é integrada ao Ensino Médio pode durar quatro anos, mas se for subsequente tem duração média de um ano e meio. 

Esse curso apresenta tanto a teoria quanto a prática, bem como é necessário cumprir estágio obrigatório. É importante mencionar que o seu funcionamento depende da autorização e do reconhecimento do MEC (Ministério da Educação). Por isso, é importante verificar essa informação com a instituição que você pretende estudar.

Além disso, o curso consta no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Segundo esse documento, ele  precisa ter carga horária de 1200 horas e a instituição de ensino tem que disponibilizar para os estudantes laboratórios equipados para as aulas práticas, como o laboratório de anatomia e fisiologia e o laboratório de enfermagem (semiotécnica e semiologia).

O que você vai estudar neste curso?

Nesse curso o estudante tem acesso tanto às disciplinas teóricas quanto às práticas para desenvolver as competências necessárias para atuar no mercado de trabalho. Dentre elas podemos destacar:

  • Anatomia;
  • Farmacologia;
  • Fundamentos da enfermagem;
  • Atendimento humanizado;
  • Enfermagem cirúrgica;
  • Enfermagem em emergências;
  • Enfermagem em pacientes críticos;
  • Saúde coletiva;
  • Saúde da criança e do adolescente;
  • Saúde da mulher;
  • Saúde do idoso;
  • Saúde mental;
  • Microbiologia e Parasitologia;
  • Ética aplicada à enfermagem;
  • Fundamentos de gestão na enfermagem;
  • Prática de laboratório em farmacologia;
  • Prática de laboratório em gestão de enfermagem;
  • Prática de laboratório em procedimentos de enfermagem.

Além disso, esse curso tem estágio obrigatório de 600 horas, no qual o estudante precisa trabalhar em hospitais ou unidades básicas de saúde (UBS). Lembre-se de que essas são as disciplinas mais recorrentes nesse curso, mas elas podem se alterar dependendo da instituição de ensino. Por isso, é importante que você verifique a matriz curricular antes de realizar a matrícula.

Onde encontrar o Curso Técnico de Enfermagem?

É possível fazer o Curso Técnico de Enfermagem em instituições de ensino estaduais que oferecem cursos integrados e subsequentes gratuitamente. Para isso, você precisa encontrar as opções disponíveis na sua cidade, já que não são todos os colégios que têm esse tipo de formação.

Esse curso também pode ser encontrado em instituições de ensino profissionalizante, como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Bem como existem algumas instituições de ensino superior que oferecem o curso técnico na modalidade presencial e semipresencial.

Lembre-se de que é importante verificar se a instituição e o curso tem autorização do MEC para funcionar, caso contrário a sua formação não terá validade perante o mercado de trabalho.

O curso Técnico de Enfermagem é uma ótima opção para quem gosta de trabalhar com pessoas. Então, se você se encaixa nesse perfil e pretende atuar na área da saúde, não perca tempo! Procure o curso mais próximo da sua localização e inicie os estudos. 

Gostou de conhecer esse curso? Então, aproveite para compartilhar esse texto nas suas redes sociais, assim outras pessoas podem ter acesso a ele.

Tathiane Mantovani
Estudante de Jornalismo. Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário