Curso Técnico Segurança do Trabalho – Onde Cursar, O que você vai aprender, Mercado de Trabalho

A área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) sempre precisa de profissionais qualificados para atender às suas demandas. Por isso, ela é uma área muito promissora para quem pretende seguir essa carreira. Então, se você está iniciando ou finalizando o Ensino Médio é um bom momento para procurar um curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Assim, você estará preparado para ingressar no mercado de trabalho em empresas de pequeno, médio e grande porte na área de SST. Se você pretende investir nessa carreira, continue a leitura e confira as principais informações sobre esse curso.

curso-tecnico-seguranca-do-trabalho

O que faz um Técnico em Segurança do Trabalho?

O Técnico de Segurança do Trabalho é um profissional obrigatório em algumas empresas. De acordo com a Norma Regulamentadora nº 4, a sua contratação depende do grau de risco e da atividade desempenhada pela organização. Por isso, a pessoa que decide atuar nessa profissão tem um alto nível de empregabilidade no mercado de trabalho. 

É importante mencionar que essa profissão está inscrita sob o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) nº 3516-05. Segundo a descrição desse CBO, os técnicos têm as seguintes funções:

“Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho; realizam diagnóstico da situação de SST da instituição; identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho; integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho; investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.”

Diante disso, esse profissional pode trabalhar em indústrias, hospitais, comércios, construção civil, portos, aeroportos, centrais de logística, instituições de ensino, entre outros segmentos. Também pode atuar como instrutor de treinamentos, consultor ou, ainda, como representante de empresas que vendem equipamentos de segurança.

Como funciona o Curso Técnico em Segurança do Trabalho?

O curso Técnico em Segurança do Trabalho é uma formação de nível médio técnico, por isso ele pode ser realizado durante ou após o Ensino Médio. Nesse sentido, temos o curso integrado, que acontece quando o estudante faz o Ensino Médio e o curso técnico ao mesmo tempo, esse curso tem duração de quatro anos.

Ou, ainda, temos o curso subsequente, que acontece quando o aluno finaliza o Ensino Médio e inicia o curso técnico, nesse caso, ele tem a duração de um ano e meio. O funcionamento deste curso depende da autorização e do reconhecimento do MEC (Ministério da Educação).

De acordo com o Catálogo de Cursos Técnicos do MEC, o curso deve ter carga horária de 1200 horas. Bem como precisa oferecer tanto a parte teórica quanto a parte prática. Para tanto, é obrigatório que a instituição de ensino tenha uma estrutura adequada para as aulas práticas, dentre os laboratórios que devem compor essa estrutura, temos os listados abaixo:

  • informática com programas específicos;
  • higiene ocupacional e ergonomia;
  • equipamentos de proteção individual;
  • suporte básico à vida;
  • proteção contra incêndios.

É importante analisar se o curso está de acordo com as exigências do MEC antes de realizar a sua matrícula. Assim, você tem a segurança de que o seu certificado de conclusão tem validade, já que para atuar como Técnico de Segurança do Trabalho é necessário ter finalizado esse curso.

O que você vai estudar neste curso?

O curso Técnico em Segurança do Trabalho é composto por disciplinas que ajudam a entender tanto o funcionamento de uma empresa, quanto as técnicas e metodologias utilizadas na área de segurança do trabalho. Dentre as principais disciplinas ministradas nesses cursos temos:

  • administração em segurança do trabalho;
  • comunicação em segurança do trabalho;
  • ergonomia;
  • informática em segurança do trabalho;
  • matemática e estatística;
  • saúde do trabalhador;
  • empreendedorismo;
  • gerenciamento de riscos;
  • higiene e segurança do trabalho;
  • legislação em segurança do trabalho;
  • segurança em instalações industriais;
  • prevenção e combate a incêndios;
  • primeiros socorros;
  • técnicas de utilização de equipamentos de medição;
  • psicologia do trabalho;
  • programas de controle e monitoramento;
  • entre outros.

Além disso, o aluno precisa cumprir o estágio profissional supervisionado para conseguir finalizar os estudos. Lembre-se de que as disciplinas podem mudar de acordo com a instituição de ensino responsável pelo curso. Por isso, fique atento a essas informações antes de efetivar a sua matrícula.

Onde encontrar o Curso Técnico em Segurança do Trabalho?

Você pode fazer o curso Técnico em Segurança do Trabalho gratuitamente por meio das instituições de ensino estaduais espalhadas por todos os estados do Brasil. Mas não são todas as escolas que oferecem esse curso, então, é necessário verificar se na sua cidade existe essa possibilidade.

Também é possível encontrar esse curso técnico em instituições de ensino profissionalizante, como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Ou, ainda, algumas instituições de ensino superior privadas também oferecem o curso técnico na modalidade presencial e a distância.

É importante verificar se a instituição tem a autorização do MEC para oferecer o curso, bem como você precisa analisar a matriz curricular para ter certeza que ela abrange todas as disciplinas básicas para a sua formação.

Podemos concluir que o curso Técnico em Segurança do Trabalho é uma ótima opção para as pessoas que pretendem ingressar na área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Então, se você quer ser um prevencionista, não perca tempo! Procure o curso mais próximo de você, faça a matrícula e comece a estudar.

Gostou de conhecer um pouco sobre esse curso? Então, continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre o mundo da empregabilidade.

Tathiane Mantovani
Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário