De onde vem o seu nome? Como saber a origem e significado dos nomes

Por centenas e centenas de gerações nossos antepassados utilizavam sistemas diferenciados para nomear e até classificar pessoas. Não à toa muitos dos nomes e sobrenomes dos dias atuais carregam significados simples como uma profissão, uma árvore frutífera, ou mesmo uma característica física ou de personalidade que a família possuía.

Independente de onde e porque os nomes e sobrenomes surgiram, eles são muito valorizados pelo mundo todo. Carregam a cultura, o sentimento familiar, as memórias de acontecimentos há muito esquecidos e além de tudo a linhagem de pessoas que passou o nome para frente ao longo das gerações.

Atualmente existem meios de saber a origem dos nomes e sobrenomes, além do significado original ou continuado de tal denominação. Através de estudos históricos em registros e certificados, ou elementos de escrita e nomenclatura conservados no tempo, é possível entender melhor o processo que deu origem aos nomes.

Lógico, não é mais necessário acessar documentos históricos para saber disso, tudo que é preciso é a internet; Aqui podemos utilizar das dezenas de ferramentas em formato de site ou aplicativo que reúnem esses registros e trazem pesquisas de várias localidades no mundo, tendo assim um certo tipo de certeza com relação às origens do nome e até em que parte do mundo ele é mais conhecido, juntamente com os possíveis significados culturais e históricos envolvendo-o.

Como saber a origem e o significado do seu nome?

Antes de mais nada é preciso ressaltar que existe uma diferença muito grande entre sobrenomes e nomes pessoais. Os nomes que precedem os sobrenomes na nossa cultura (diferente da cultura japonesa, por exemplo, em que o sobrenome é mencionado anteriormente) são nomes muito mais simples e com menos origens históricas e significados pois geralmente não representam uma família ou linhagem, apenas são escolhidos pelo som ou pelo significado ou pelo valor pessoal do nome aos pais ou responsáveis.

A origem dos nomes pessoais também é possível de ser encontrada mas com muito menos precisão, isso graças a diversos elementos que modificam os nomes ao longo do tempo como: variações pequenas de letras ou pronúncia; traduções de nomes vindos de outras línguas (situação em que geralmente os nomes brasileiros se encontram, com algumas exceções); e até erros de digitação ou escrita em documentos antigos contendo os nomes.

Apesar disso, existem também diversas ferramentas úteis para conhecer o significado dos nomes próprios.

Como saber a origem e o significado do seu sobrenome?

Sobrenomes são nomes dados a famílias, que são carregados por seus descendentes por muitos anos e gerações adiante. Por existirem em número muito menor que os nomes próprios, e carregarem tanta importância para os integrantes das famílias, é possível encontrar ferramentas muito mais precisas e até profissionais para saber o significado, a origem e até mesmo linhagem história por trás do mesmo.

Confira a seguir uma lista com links úteis para encontrar a origem, o significado e muitas outras informações que podem ser relevantes a você.

  • Family Search: Este aqui é um dos maiores e mais completos sites para pesquisas genealógicas do mundo. Ele conta com um acervo de registros internacional que permite a pesquisa do sobrenome não somente no país ou período próximos, mas sim com registros muito antigos e uma árvore genealógica dos antepassados. Além de todas as ferramentas de consulta o site oferece também um acervo de registros documentais impressos, de pessoas com o mesmo nome, para que possam ser consultados pelo computador;
  • Forebears: Esse aqui é um pouco mais objetivo que o anterior e não foca muito na árvore genealógica dos seus antepassados mas sim na incidência do sobrenome ao redor do mundo. Aqui é possível saber onde o sobrenome surgiu, qual seu significado, em que país ele se tornou mais popular e quantas pessoas no mundo ainda utilizam o sobrenome;
  • MyHeritage: Aqui a coisa fica um pouco mais profissional. O My Heritage (“Minha herança” em tradução livre) é um site que oferece soluções em genealogia para que você possa encontrar parentes afastados, saber quais são suas origens étnicas e até mesmo conseguir comprovação documental para retirar cidadania estrangeira.

Rafaela Trevisan Cortes
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário