Idade mínima para aposentadoria é alterada e entra em vigor; Saiba o que muda em 2020

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a utilizar das novas regras de transição para efetivar as aposentadorias já no segundo bimestre deste ano. É a terceira vez que o INSS implementa as mudanças sofridas pela reforma da previdência.  

Agora, as regras estão mais rígidas que as anteriores. São necessários mais seis meses de contribuição comprovada para garantir o benefício. 

Regra da Idade Mínima Progressiva 

Homens que completem 61 anos e meio podem aposentar-se dentro da regra da idade mínima progressiva em 2020, considerando que tenham trabalhado por 35 anos.  

Na mesma regra, mulheres que fazem 56 anos e meio, ainda em 2020, também têm possibilidade de se aposentarem, sendo exigida a contribuição mínima de 30 anos para elas. 

Aposentadoria por idade  

De acordo com esse critério, homens devem ter 65 anos de idade e 15 anos de tempo de serviço. Ou seja, eles não sofreram alteração na lei de aposentadoria por idade. 

Já no caso das mulheres, sim. Em 2020, para que elas se aposentem com a atualização dessa essa regra será preciso comprovar os 15 anos de contribuição e ter 60 anos e meio. São seis meses a mais na idade a partir de agora. 

Regra da pontuação  

Aqui, o INSS leva em conta o total do tempo de serviço, mais a idade, o total gera os pontos. Para poder se aposentar em conformidade com essa regra neste ano, é preciso que homens tenham no mínimo 97 pontos e mulheres 87, além do tempo de carreira exigido. 

Vale lembrar que o aumento é de um ponto por ano, até alcançar os 105 pontos dos homens, o que deve acontecer em 2028. E os 100 das mulheres, previsto para 2033. A transição que deve durar ao todo 14 anos e, no entanto, não se restringe só aqueles que somam os 87 pontos (mulheres) ou 97 pontos (homens). 

Serviço: 

Se você tem alguma dúvida sobre aposentadoria, pode fazer o cálculo usando o Guia da Previdência Social. 

 

 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário