Lato Sensu e Stricto Sensu – Entenda as diferenças

Se você concluiu a sua graduação e não sabe como prosseguir com os estudos acadêmicos. Saiba que no Brasil existem dois tipos de cursos de pós-graduação: Lato Sensu e Stricto Sensu. Você conhece a diferença entre eles? É muito importante compreender as características de cada um deles para que você possa escolher a melhor opção.

Lembre-se de que a pós-graduação ajuda no seu desenvolvimento profissional e, consequentemente, impulsiona a conquista de novas posições no mercado de trabalho. Considerando a importância dessa temática, reunimos neste texto as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que é pós-graduação Lato Sensu?

As pós-graduações Lato Sensu visam o aperfeiçoamento profissional do acadêmico, ou seja, elas têm o objetivo de prepará-lo para o mercado de trabalho. Assim, fica mais fácil encontrar um bom emprego ou, ainda, conquistar uma promoção.

Portanto, por meio desses cursos é possível aprofundar um determinado conhecimento que o estudante já tenha aprendido na graduação. Por exemplo, se você terminou o curso de Administração, mas deseja se especializar em uma das áreas de gestão, pode fazer uma pós-graduação para isso.

Também existe a possibilidade de fazer esses cursos para impulsionar uma mudança de carreira. Por exemplo, um estudante formado em Ciências Contábeis que deseja trabalhar como redator web. Nesse caso, ele pode fazer uma pós na área de comunicação para se especializar e conquistar uma boa colocação nesse novo campo de atuação.

Existem dois tipos de pós Lato Sensu: a especialização e o MBA. Os cursos de especialização são destinados para o aprofundamento de conhecimentos em uma determinada área. Já o Master of Business Administration, mais conhecido como MBA, está relacionado com o aperfeiçoamento nas áreas de gestão e negócios.

Esses cursos podem ser ministrados presencialmente ou a distância. Bem como devem ter duração mínima de 360 h/aula. Ao final dos estudos o aluno recebe um certificado de conclusão.

O que é pós-graduação Stricto Sensu?

As pós-graduações Stricto Sensu visam o desenvolvimento de uma carreira na área acadêmica, seja para lecionar no Ensino Superior ou para fazer pesquisas científicas. Bem como proporcionam a produção de novos conhecimentos. Por isso, esses cursos frequentemente são a melhor opção para aqueles que desejam atuar como professores ou pesquisadores.

Nesse caso, existem dois cursos Stricto Sensu: o mestrado e o doutorado. O primeiro tem duração mínima de 2 anos e o segundo deve ter no mínimo 4 anos. Na conclusão deles o aluno recebe um diploma e o título de mestre ou doutor, respectivamente.

Para ingressar no mestrado é necessário concluir a graduação e apresentar proficiência em outro idioma, como o inglês ou o espanhol. Já para iniciar os estudos no doutorado você tem que ter concluído o mestrado. Em ambos os casos, os interessados precisam atender aos requisitos da instituição de ensino e participar de um processo seletivo.

Mestrado

O mestrado é a porta de entrada para a pós Stricto Sensu. Normalmente, ela ajuda na formação de profissionais que pretendem atuar como professores em cursos de graduação e pós-graduação. Durante os estudos, é necessário realizar uma pesquisa científica e escrever uma dissertação sobre ela. Bem como deve-se fazer a sua defesa para conseguir a aprovação e o título de mestre.

É importante mencionar que existe o mestrado acadêmico e o mestrado profissional. O primeiro prepara o estudante para atuar como professor ou pesquisador. Por isso, ele objetiva a realização de pesquisas para o desenvolvimento de conhecimentos relevantes para a sociedade.

Já o segundo, permite atender as necessidades do mercado de trabalho e das empresas. Portanto, ele visa a realizar pesquisas para o desenvolvimento de soluções que possam ajudar as organizações e os profissionais e, consequentemente, a sociedade.

Doutorado

O doutorado é destinado para as pessoas que pretendem atuar na área de pesquisa, pois ele ajuda a aprofundar o conhecimento em um determinado assunto. Ele é considerado o ápice da carreira acadêmica, por isso para concluí-lo é necessário fazer uma pesquisa inédita e defendê-la por meio de uma tese. Assim, é possível obter o diploma e o título de doutor.

Além do doutorado acadêmico, existe o doutorado profissional. O segundo tem como objetivo desenvolver conhecimento para atender demandas sociais, econômicas, organizacionais e profissionais. Bem como pretende estreitar os laços entre a academia e os setores produtivos da sociedade.

Lato Sensu e Stricto Sensu: qual devo fazer?

Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de pós-graduação, provavelmente, deve estar pensando: qual devo escolher? Lembre-se de que a escolha depende dos seus objetivos profissionais. Por isso, o primeiro passo é defini-los para conseguir entender qual rumo seguir.

Se você pretende alcançar objetivos em curto prazo, como concorrer a uma promoção, obter um reajuste de salário, trocar de emprego ou mudar de carreira. As pós-graduações Lato Sensu são uma ótima opção. Mas se você deseja atuar como professor ou pesquisador na área acadêmica. Os cursos Stricto Sensu são ideais para você.

Vale destacar que atualmente existem empresas que estão investindo muito em pesquisa e inovação. Por isso, elas exigem que os profissionais também tenham mestrado ou doutorado profissional. Portanto, além dos objetivos profissionais, é importante analisar o plano de carreira da organização para saber quais são os requisitos para conseguir uma chance de crescimento.

Podemos concluir que os cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu ajudam a ampliar o conhecimento. Bem como associam a teoria com a prática, já que a maioria dos estudantes que optam pela pós já atuam no mercado de trabalho. Além disso, durante esses cursos é possível criar uma boa rede de contatos, que, por sua vez, pode ajudar na troca de experiências, assim como pode alavancar as suas chances de empregabilidade.

Gostou deste texto? Então, continue acompanhando o nosso blog e confira outros artigos que possam ajudar no seu desenvolvimento profissional.

Tathiane Mantovani
Estudante de Jornalismo. Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário