Uso de Aplicativos para Rastreamento de Carros Aumenta no Brasil – Usuários acreditam em eficácia da tecnologia

Nas cidades grandes o número de carros que anda pelas ruas, estacionamentos e ocupa as vagas nos acostamentos e estabelecimentos cresce cada vez mais. E cada vez mais os motoristas se veem obrigados a estacionar em grandes distâncias ou andares oclusos de shoppings e supermercados, o que faz com que seja muito comum perder ou esquecer onde exatamente o carro foi estacionado.

Felizmente, hoje em dia, contamos com a maior das ferramentas: o smartphone. Com o celular é possível e não somente isso, é fácil, saber com segurança onde exatamente está seu carro. Isso torna possível não somente uma fácil localização em caso de perder o veículo no estacionamento do shopping, mas também pode ajudá-lo a localizar o carro em caso de roubo.

Lista dos melhores aplicativos de rastreio de veículos

Reunimos aqui uma lista com os melhores aplicativos de smartphone que tem por objetivo ajudar o usuário a salvar a localização do veículo e encontrá-lo de maneira facilitada depois.

1. Parkify: Esse aplicativo gratuito para Android é feito inteiramente como uma ferramenta para facilitar a localização do carro. Se o seu veículo conta com funcionalidade bluetooth é possível parear os dois dispositivos, assim o aplicativo consegue indicar a posição do carro e fazer contato com o mesmo.

Isso faz com que seja um dos aplicativos mais precisos do mercado hoje. Mas se você não conta com bluetooth no possante fique tranquilo, basta registrar a posição manualmente quando estacionar e voilá.

2. Google Maps: Um dos aplicativos de GPS mais utilizados no mundo tanto pela facilidade de utilização quanto pela qualidade e quantidade de ferramentas disponíveis para os motoristas. Junto com tudo isso o Maps também possui uma ferramenta muito útil que permite que o motorista ou usuário do aplicativo marque sua última localização, no mapa, quando o destino foi alcançado.

Isso permite que essa localização seja acessada novamente posteriormente. Ainda por cima o aplicativo conta com um nível de detalhamento de localização, dependendo da cidade, em que será possível saber qual o andar do estacionamento está o carro.

3. Parking: Aqui vem um exemplo de aplicativo que pega a ferramenta básica de rastreio e adiciona ainda mais opções e funcionalidades que podem ser interessantes ao motorista.

A começar, o aplicativo também possui função de rastreamento manual de localização, ou pareamento por Bluetooth, o que facilita muito se você tem essa opção; possui compatibilidade total com smartwatches facilitando o acesso; categorização por foto de reconhecimento para que você registre uma imagem com a localização real do veículo; temporizador de limite de horário de estacionamento, para que o aplicativo possa lembrar o motorista da hora em que seu ticket de estacionamento expirará ou ficará mais caro; além de um cadastro de localizações especiais como casa e trabalho, que não demandam nenhum comando para utilizar no app.

4. Parked Car Locator: Se você quer um aplicativo simples, com uma funcionalidade objetiva, esse aplicativo para celulares Android é o que você procura. Muito mais enxuto que seus colegas acima, o Parked Car Locator faz o que o nome diz, localiza o seu carro estacionado.

A ideia aqui é simplesmente marcar o local onde o veículo foi estacionado de maneira manual e depois ele te mostra o local. Apesar de muito simples, o aplicativo não é muito intuitivo e de todos os aplicativos com função de rastreamento é o que possui a pior interface.

5. Encontrar o carro estacionado: Agora se você quer uma interface interativa, colorida e bem estruturada esse aplicativo de Android nacional pode ser o que você precisa.

Simples e bonito o aplicativo possui integração com o sistema de GPS do celular em tempo real, o que permite que o aplicativo indique a localização do carro, no lugar em que foi registrado anteriormente. Os registros de localização, por sua vez, são automáticos e gerados com assertividade.

Rastreamento de veículos em tempo real

Se na verdade o que você precisa mesmo é um aplicativo que possa rastrear a posição do veículo em tempo real, mesmo sem que você saiba onde ele está, então será necessário contratar um serviço de rastreamento de veículos profissional.

O verdadeiro problema dos aplicativos que apenas usam os registros de bluetooth ou GPS para localizar o carro estacionado é que sem a localização prévia do carro, ele não saberá onde exatamente o veículo está. Para que isso aconteça é preciso que o próprio carro possua um dispositivo que envie sinais de localização mesmo se estiver em movimento ou se foi roubado, por exemplo.

As empresas de rastreamento realizam uma instalação do rastreador, um componente físico que precisa estar integrado ao chassi do carro. Com esse dispositivo então a empresa libera o aplicativo para que o motorista ou dono do veículo possa conectar os dois de forma segura. A SatCom rastreamentos é uma das empresas mais famosas pelo serviço de instalação de rastreadores.

Deixe seu comentário