Prouni, Sisu e Fies tem novas datas planejadas para 2021: Saiba mais!

Com a pandemia do Corona Vírus, muitas provas e demais programas do governo tiveram suas datas adiadas, de modo a evitar a aglomerações e um maior número de contágio por parte da população brasileira.

Quer saber como ficou a situação de principais provas como é o caso do FIES, Prouni e Sisu? Já foi divulgado pelo governo quais serão os procedimento estimados e possíveis datas, por isso, veja mais abaixo e comece a se preparar o quanto antes.

Datas do SISU, FIES E Prouni para 2021

Datas do SISU, FIES E Prouni para 2021

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada é conhecido por ser a prova de entrada em instituições públicas de ensino superior, seja da cidade em que o candidato mora ou em demais centros estudantis. O candidato precisa ter realizado o ENEM e não ter tirado nota zero em sua prova de redação.

Quanto maior for a nota do estudante, maiores são as chances de conseguir uma vaga em especial naquela instituição desejada. São duas provas separadas durante o ano, não contando também a seleção de vagas remanescentes.

No ano de 2021, uma novidade promete abalar a vida dos estudantes, visto que a nota do Enem 2020 não será obrigatória para participar do processo seletivo ou da inscrição. Dessa forma, é possível fazer o uso de notas de edições passadas do Enem, por isso, fique de olho!

A data bem ao certo ainda não foi definida, mas o que já sabemos é que será no início do semestre letivo de 2021, dessa forma, impossibilitando o uso de notas do Enem do ano correspondente.

Prouni

O Prouni é conhecido por ser o programa do governo que disponibiliza bolsas de 50% até 100% de desconto para estudar em cursos de ensino superior de instituições privadas, destinado para aquelas pessoas que não possuem as condições necessárias para pagar uma faculdade. Além do aluno ter feito o Enem, é necessário que o aluno comprove sua renda de família.

Para as bolsas integrais, o candidato deve ter em sua família apenas um salário e meio de renda familiar por pessoa. Enquanto para as bolsas parciais, o limite máximo é de 3 salários mínimos por pessoa que estão compondo este núcleo familiar.

Ademais, os participantes não podem ter concluído algum outro curso anteriormente.

O processo seletivo também utiliza a nota do Enem do ano anterior, mas, neste ano, assim como o Sisu, serão aceitas as notas do ano anterior.

Essa ação foi tomada porque muitos estudantes não puderam realizar a prova ou tiveram um desempenho inferior aos demais, causados pela pandemia.

Fies

Conhecido como o Fundo de Financiamento Estudantil, essa é a forma do governo de disponibilizar o financiamento para que estudantes possam cursar uma instituição de ensino superior, mas dentro daquilo que conseguem pagar mensalmente, sendo dividida entre várias parcelas após mesmo a graduação ter sido concluída.

Existem várias modalidades dentro do FIES, sendo que algumas delas oferecem juros zero, tudo isso pela capital da União. Já a segunda, é destinada apenas para a região Norte, Nordeste e Centro-oeste, da qual o capital usado vem dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Enquanto isso, a terceira modalidade existente usa o financiamento de origem do BNDES.

A principal mudança deste processo seletivo é que a nota, que possui exigência mínima de 400 pontos na redação, já estará sendo aplicada nos principais testes que acontecerão no ano de 2021.

Nenhum dos programas apresentados anteriormente possuem um calendário certeiro, mas o que se tem certeza é que acontecerão logo no início do semestre letivo. É preciso esperar pela publicação dos editais oficiais para se ter plena certeza de dias, além de ficar de olho nas notícias dos sites dos órgãos ou dos principais portais brasileiros.

Quando acontecerá o Enem?

Quando acontecerá o Enem?

Com datas definidas – mas que podem ser alteradas de acordo com o curso da pandemia -, é esperado que o Enem aconteça da seguinte forma:

  • Prova impressa: entre os dias 17 até 24 de janeiro de 2021;
  • Enem digital: entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021;
  • Reaplicação do exame: prevista para os dias 24 e 25 de fevereiro, sendo usada naqueles casos de intercorrências que não permitam que a prova aconteça, como falta de energia no local da prova.

Dessa forma, procure sempre se manter atualizado sobre as novidades relacionadas. Aqui em nosso site você sabe sobre elas e muito mais, vale ficar de olho nas atualizações!

Marcela Mazetto
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário