Prova de Vida do INSS: Como fazer o agendamento da sua? Veja aqui

Muito dos processos realizados pelos órgãos do governo podem ser considerados complicados para muitas pessoas, principalmente aqueles que são relacionados ao trabalho e ramos que envolvem indenizações ou dinheiro.

Se você está querendo saber como funciona o processo de vida do INSS, veja aqui como realizar o agendamento e quais são os procedimentos indicados para não correr o risco de perder esse benefício.

Veja aqui essa e demais informações e fique por dentro do assunto.

Prova de vida do INSS: como fazer o agendamento?

Prova de vida do INSS: como fazer o agendamento?

Esse procedimento deve ser feito anualmente, seja para atualizar informações ou também para dar entrada no processo novo. Esse processo é conhecido comumente como “prova da vida”, ou seja, onde há o cadastro de aposentados e pensionistas.

Somente assim se poderá continuar recebendo os pagamentos em dia. O processo não está acontecendo no Brasil devido a pandemia do Corona Vírus, com previsão suspensa até o mês de novembro, esperando até segunda ordem para ser alterada.

Mesmo assim, é preciso que aqueles que sabem que terão que realizar a mesma já comecem a se programar para fazer a mesma no mês de dezembro, visto que é obrigatória tanto para aqueles que são segurados moradores brasileiros quanto para aqueles que não estão em terras brasileiras.

Como agendar sua prova de vida?

Para fazer o agendamento da prova de vida, o segurado deve comparecer de forma presencial no banco em que costuma receber o benefício, para saber qual é caso tenha dúvidas, é preciso acessar o aplicativo Meu INSS, disponível na Play Store ou na Apple Store.

Mesmo que os primeiros atendimentos estejam previstos somente para dezembro, já está disponível a possibilidade de marcar o horário no aplicativo ou no banco, basta escolher qual é a melhor opção para você.

No dia em que o exame for agendado, será necessário ir até a agência com os seguintes documentos em mãos:

  • Documento de identidade original – seja a carteira de identidade, de trabalho ou também a CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

Lembre-se de levar os mesmos, caso contrário, não será possível fazer o agendamento e também o atendimento. Muitas das agências costumam utilizar tecnologia de biometria por meio dos terminais de autoatendimento para fazer esse serviço, facilitando muito a vida do servidor e também dos seus usuários.

Os beneficiários que não puderem comparecer até a agência bancária desejada, seja por demais motivos como dificuldades de locomoção, doença ou demais problemas, pode realizar a comprovação por meio de terceiros, sempre levando consigo uma procuração com o cadastro correto no INSS e demais dados.

Se o seu caso for o último descrito, é necessário que o procurador faça o agendamento de forma prévia no site do INSS ou por meio do aplicativo do Meu INSS, conforme já explicado acima.

Suspensão dos procedimentos físicos

procedimento de prova de vida online

Também como já explicado anteriormente, a pandemia do Covid-19 acabou suspendendo qualquer tipo de atendimento presencial, de forma a prevenir o contágio do novo vírus. Então, quando for até a agência escolhida, lembre-se de utilizar máscara, não leve acompanhantes e procure ter seu álcool gel pessoal disponível, do contrário, há grandes chances de que você não possa entrar dentro do estabelecimento.

O INSS também disponibilizará álcool em gel 70% para a higienização dos funcionários, segurados e demais pessoas no local, fazendo da mesma forma a verificação da temperatura no momento de entrada nas agências.

O distanciamento de um metro e meio também deve ser respeitado, visando evitar aglomerações no local e assim o contágio maior do vírus. Lembre-se de observar as marcações existentes no chão do local.

Ademais, no aplicativo do Meu INSS, você poderá verificar demais serviços que podem ser feitos dentro de casa, evitando que tenha que sair de casa e se expor as chances de pegar o Corona vírus.

Ao saber informações completas sobre como funcionará o procedimento de atendimento da prova de vida do INSS, vale a pena se preparar com todos os documentos que serão requeridos, como funcionará o atendimento e não deixar questões cruciais para serem resolvidas na hora, visto que do contrário, é possível que tenha que enfrentar demais problemas na hora de ser atendido, dificultando um processo que em teoria, é feito para ser rápido.

Assim, fique sempre de olho em nosso site para receber demais atualizações sobre o tema, sobre a economia e serviços do cidadão. Aqui, você fica sempre informado!

Marcela Mazetto
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário