Qual Faculdade devo fazer? A resposta de 1 milhão de reais

O momento de escolher a profissão que vamos exercer durante a nossa vida é muito importante, pois é a partir dessa escolha que conseguimos nos preparar para ingressar no mercado de trabalho. Para algumas pessoas esse momento pode gerar desconforto, já que é uma decisão muito relevante para o seu futuro.

A escolha da profissão está intimamente ligada com os cursos e as especializações que a pessoa faz. Então, se você finalizou o Ensino Médio e está se perguntando: qual faculdade devo fazer? Continue lendo este texto e confira as nossas dicas.

qual-faculdade-devo-fazer

Faça o seu planejamento de carreira

O primeiro passo para escolher a instituição de ensino superior ideal, é fazer o seu planejamento de carreira, assim você saberá quais são os cursos que podem te ajudar a conquistar os seus objetivos profissionais.

Esse processo começa com o autoconhecimento, já que você precisa conhecer as suas potencialidades para encontrar a profissão mais adequada para o seu perfil. Bem como o autoconhecimento ajuda a identificar as crenças limitantes que podem impedir o seu crescimento profissional.

Após definir a sua profissão, o próximo passo é desenvolver o planejamento de carreira, para isso você precisa elencar as suas metas e os seus objetivos profissionais. A partir dessas informações, fica mais fácil definir as estratégias necessárias para conquistá-los.

Analise o mercado de trabalho

Agora que você já sabe qual a profissão que pretende seguir e quais são os seus objetivos profissionais, é necessário fazer uma pesquisa no mercado de trabalho para verificar o grau de empregabilidade dessa profissão. Para tanto, você precisa analisar anúncios de emprego e conversar com profissionais que já atuam na área.

Assim, você conhecerá as principais competências técnicas e comportamentais exigidas pelas empresas. Bem como consegue identificar as possibilidades de atuação dessa profissão, a média salarial, a disponibilidade de vagas na cidade, as etapas do processo seletivo, entre outras informações.

Essas informações são muito relevantes, pois ajudam você a confirmar se a profissão escolhida é realmente a melhor opção para o momento.

Escolha o curso superior

O planejamento de carreira e o estudo do mercado de trabalho, proporcionam informações importantes para a escolha do curso superior. A partir do momento que você sabe quais são os seus objetivos profissionais, bem como as competências técnicas e comportamentais que precisa desenvolver para conquistá-los, fica mais fácil escolher o curso.

Lembre-se de que é importante verificar se a matriz curricular dos principais cursos oferecidos pelas instituições de ensino apresentam as disciplinas que podem ajudar a desenvolver as competências necessárias para a sua formação profissional.

Assim como fique atento ao estágio obrigatório, existem profissões que exigem que o profissional tenha cumprido estágio. Então, o curso escolhido precisa ter essa opção na sua matriz curricular.

Escolha a instituição de Ensino Superior

Afinal, qual faculdade devo fazer? A escolha da instituição de ensino é muito importante, pois ela precisa apresentar uma boa qualidade de ensino para que você possa ter uma excelente jornada acadêmica. Nesse caso, o primeiro passo é pesquisar as instituições públicas e privadas disponíveis na sua cidade. Em seguida, é necessário verificar quais delas oferecem o curso que você precisa.

O próximo passo é analisar se tanto a instituição quanto o curso são bem avaliados pelo MEC (Ministério da Educação). Essa informação é essencial, pois faculdades mal avaliadas não são uma boa opção para a sua formação acadêmica. Também é importante verificar as modalidades de ensino oferecidas, como presencial, semipresencial e a distância.

Nesse momento você também precisa analisar outras variáveis, como a matriz curricular do curso, a carga horária, a existência ou não de mensalidade, a distribuição de material didático e o estágio obrigatório. Lembre-se de que existem faculdades públicas e privadas, cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, por isso você também precisa avaliar qual é a melhor opção.

É importante mencionar que existe a possibilidade de ingressar na faculdade por meio dos programas do governo federal, como Prouni, Fies, Sisu, entre outros. Nesse caso, você precisa ter participado da última edição do Enem, já que a nota obtida neste exame é um dos pré-requisitos.

Podemos concluir que, a escolha da profissão é o ponto de partida para você escolher o melhor curso superior para obter os conhecimentos necessários e desenvolver as suas competências. Assim como a seleção da instituição de ensino pode impactar no aumento do seu nível de empregabilidade. Por isso, quando você se perguntar: qual faculdade devo fazer? Lembre-se de que essa escolha pode fazer a diferença na sua vida profissional.

Gostou das nossas dicas para escolher a faculdade? Então, continue acompanhando nosso conteúdo para conferir outros textos sobre formação profissional.

Tathiane Mantovani
Estudante de Jornalismo. Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário

15 + 5 =