Vagas Jovem Aprendiz: Onde consultar? Como concorrer?

O programa Jovem Aprendiz é uma ótima opção para os estudantes que buscam a primeira oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Esse incentivo do governo federal ajuda muitas pessoas a iniciar o sonho de conquistar a independência financeira. Portanto, se você está no Ensino Médio e quer conseguir um emprego, esse programa pode te ajudar.

Nesse caso, o primeiro passo é compreender quais são os requisitos para participar dos processos seletivos. Bem como entender onde procurar as vagas disponíveis. Pensando nisso, separamos neste texto as principais informações que podem ajudar você nesse processo. Vamos lá!

vagas-jovem-aprendiz-onde-encontrar

O que é Jovem Aprendiz?

A Lei da Aprendizagem sob o nº 10.097/2000 instituiu as diretrizes para a criação do programa Jovem Aprendiz. Esse programa ajuda jovens a encontrar o seu primeiro emprego e, ao mesmo tempo, incentiva a aprendizagem profissional. O estudante que pretende participar do programa precisa ter idade entre 14 e 24 anos, bem como é necessário estar matriculado ou ter finalizado o Ensino Médio.

Além disso, é importante que ele esteja inscrito em um curso profissionalizante. O contrato de aprendizagem entre o estudante e a empresa deve durar, no máximo, dois anos. Durante esse período o jovem pode trabalhar até 6 horas por dia e tem direito aos mesmos proventos trabalhistas e previdenciários que os demais trabalhadores.

Como concorrer às vagas de Jovem Aprendiz?

O primeiro passo para concorrer a vaga de Jovem Aprendiz é verificar se você atende aos pré-requisitos mencionados anteriormente. Se estiver tudo certo o próximo passo é elaborar o currículo com todas as informações que possam convencer o recrutador que você tem o perfil ideal para a vaga em aberto. Nesse currículo, é imprescindível incluir os dados pessoais, como nome completo, endereço, idade, telefone, e-mail e link do LinkedIn. 

Em seguida, deve-se inserir o objetivo profissional, a formação acadêmica, os cursos e as atividades extracurriculares. Nesse último campo, você pode incluir trabalhos voluntários e vivências no ambiente escolar, como a participação em grêmios, competições esportivas, organização de eventos, entre outros.

Após a elaboração do currículo, é necessário encontrar as oportunidades disponíveis para ingressar nas empresas. Assim, você pode selecionar as melhores opções para enviar o seu currículo. Caso você seja aprovado no processo de triagem, é importante se preparar para a entrevista com o recrutador. Ela pode acontecer tanto presencialmente quanto online.

Durante o processo seletivo também podem ocorrer dinâmicas de grupo e testes psicológicos. Lembre-se de que é essencial manter a calma e falar sempre a verdade para obter uma boa performance no processo. 

Onde encontrar vagas para Jovem Aprendiz?

Geralmente, as vagas para Jovem Aprendiz podem ser encontradas na Internet. A primeira opção são os sites de emprego que intermediam as oportunidades vinculadas ao programa, como Catho, Trabalha Brasil, Infojobs, entre outros. Nesse caso, você deve fazer o cadastro no site, analisar as vagas e se candidatar nas opções que melhor se encaixam no seu perfil.

Também existe a possibilidade de encontrar vagas nos sites das próprias empresas, como Magazine Luiza, Itaú, Petrobras, Bradesco, Cocamar, entre outras organizações. Mas lembre-se de que normalmente esses programas são divulgados uma ou duas vezes ao ano. Para participar você também precisa fazer cadastro no site e aguardar o contato da empresa.

Ainda, temos a opção de procurar vagas nas redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn. No caso do segundo, é importante criar um perfil profissional na própria rede para que o recrutador possa analisar a sua candidatura. Outra forma para acessar o programa são as instituições de ensino profissionalizantes que tem parceria com as empresas, como o Senai e o Senac. Nesse caso, os alunos são encaminhados para o processo seletivo conforme a demanda dessas organizações.

O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e a Gerar por meio do Programa Aprendiz Legal também oferecem oportunidades para quem pretende ingressar no mercado de trabalho através do Jovem Aprendiz. Portanto, existe uma infinidade de maneiras para você encontrar uma vaga para participar do programa. Então, escolha uma e siga em frente.

Que tal ser um Jovem Aprendiz?

Agora, você já sabe como consultar as vagas para ingressar no programa Jovem Aprendiz, não é verdade? Então, não perca tempo! Encontre as oportunidades disponíveis na sua cidade e envie o seu currículo para participar do processo seletivo. Assim, você aumenta as suas chances de garantir o seu primeiro emprego.

Se você ficou com dúvidas em relação a estrutura do currículo, leia o nosso post sobre o currículo para primeiro emprego e confira as nossas dicas!

Tathiane Mantovani
Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário