Agenda auxílio doença – onde, quando e como fazer?

Depois de meses de portas fechadas ao público, 600 postos de atendimento do INSS estão reabrindo para atendimento presencial e, agora, incluem novos pedidos de auxílio, doença.

Nem todos os atendimentos estão sendo realizados presencialmente. Há apenas uma pequena parte que são de obrigatoriedades presenciais. Enquanto outros podem ser realizados de forma online.

No caso, há a opção de realizar a agenda auxilio doença através da plataforma quando não há atestado médico e o trabalhador que utilizar a perícia do próprio INSS.

Conheça a seguir onde, quando e como fazer para conseguir a agenda do seu auxílio-doença em um dos postos de INSS. Confira!

Auxílio doença INSS

Como funciona o agendamento do auxílio doença?

Este é um dos serviços que o INSS atende. O auxílio-doença é focado para aqueles trabalhadores que, temporariamente, ficam incapazes de exercer suas atividades trabalhistas por alguma doença.

Para que seja validado, é necessário realizar uma agenda auxilio doença para que o INSS comprove a veracidade da situação mediante perícia médica.

Onde fazer a agenda auxílio doença?

A fim de minimizar a transmissão do vírus covid-19, os postos do INSS estão atendendo somente com agendamento.

Para conseguir a agenda do auxílio doença, você pode estar realizando através do telefone 135 do INSS ou pelas plataformas digitais.

Como plataformas digitais o INSS conta com o site Meu INSS e também com aplicativos para dispositivos iOS e Android.

Auxílio doença - Perícia Médica

Qual o valor e por quanto tempo recebo?

O segurado através da agenda auxílio doença podem receber a antecipação de um salário mínimo (R$ 1.045,00) durante um período de 3 meses ou até a realização da perícia médica no próprio INSS.

Isso vale para aqueles que utilizarem a plataforma online do INSS para a solicitação do benefício. A antecipação é realizada de forma automática.

Porém só válido quando o atestado é aprovado pela perícia médica interna do INSS.

Aprovada pelo Congresso Nacional, estas medidas serão utilizadas durante o período da pandemia, já que grande parte das agências de INSS de todo o país ainda se encontram fechadas.

Como solicitar o auxílio doença pelo app sem a agenda?

Se você já tem um atestado médico, ficou ainda mais fácil conseguir o seu auxílio doença. E você pode solicitá-lo através dos meios de comunicação online do INSS.

Para solicitar o seu auxílio doença pela internet é bem simples. Realize o passo a passo:

  1. Acesse o site ou ao aplicativo Meu INSS e se cadastrar.
  2. Acesse com seu login e senha e vá até à opção “agendar perícia”. Selecione a opção “perícia inicial”.
  3. Na opção sobre se “você possui atestado médico”, selecione a caixa de texto “sim”. Continue e preencha as informações solicitadas a você na plataforma.
  4. Avance e na opção “anexos”, clique no + e insira o seu documento de atestado médico. Em seguida, clique em “abrir” e depois em “enviar”.
  5. Continue seguindo os passos da plataforma do INSS e clique por fim em “gerar comprovante”. Salve o comprovante em seu computador ou smartphone e pronto!

Ficou alguma dúvida? Então deixe nos comentários!

Avatar
Jornalista, redatora, atuante na produção de conteúdo para a web há 3 anos. Amante da comunicação, antenada às novidades e sempre disposta a trazer o melhor conteúdo, com respostas para as perguntas de quem o lê!

Deixe seu comentário