Auxiliar Administrativo – Qual o salário? Média de Ganhos e Principais atribuições

A área administrativa de uma empresa é responsável pela manutenção do seu funcionamento, por isso ela tem um papel fundamental na sobrevivência da organização. Essa área é composta por diversos cargos, dentre eles podemos destacar o Auxiliar Administrativo. 

O profissional que atua nessa função desempenha diversas atividades para que as engrenagens do departamento no qual ele está alocado funcionem corretamente. Se você pretende atuar nessa profissão tão requisitada pelo mercado de trabalho, continue a leitura e confira as principais informações sobre ela.

auxiliar-administrativo-profissao

Quem é o Auxiliar Administrativo?

O Auxiliar Administrativo é um profissional com alta demanda no mercado de trabalho, pois ele é responsável por executar funções que apoiam vários setores que compõem uma empresa. Esse cargo é considerado a porta de entrada para quem pretende seguir a carreira administrativa e, consequentemente, alcançar um cargo de gerência.

Vale destacar que essa profissão está inscrita na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) sob o número 4110-10. Essa classificação define quais são as principais atribuições e competências que a pessoa que ocupa esse cargo deve possuir. Quando um colaborador é contratado pela empresa nessa função, para fins de registro esse número deve ser preenchido na sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e no eSocial.

O Auxiliar Administrativo pode atuar em empresas de diversos segmentos e tamanhos, por isso esse profissional tem alta empregabilidade. Também é importante mencionar que a trilha de carreira dessa profissão pode incluir os cargos de Assistente Administrativo, Analista Administrativo, Coordenador Administrativo e Gerente Administrativo, respectivamente.

O que faz um Auxiliar Administrativo?

As atribuições do Auxiliar Administrativo podem variar de acordo com o porte e o segmento da empresa. Por exemplo, em empresas de pequeno porte, normalmente, existe apenas um profissional para executar tarefas que abrangem vários setores dentro da organização.

Nesse caso, ele faz a emissão de notas fiscais e boletos, o processamento da folha de pagamentos, o controle de estoque, a conferência das compras, o atendimento telefônico, a elaboração de planilhas, a organização de documentos e arquivos, a negociação com fornecedores, o controle do contas a pagar e a receber, a conciliação bancária, entre outros.

Já em médias e grandes empresas, temos vários Auxiliares Administrativos, sendo pelo menos um para cada setor. Eles atuam de acordo com a necessidade da sua equipe de trabalho, ou seja, o Auxiliar que trabalha no departamento de marketing executa atividades relacionadas a área de marketing.

Por isso, podemos encontrar esse profissional em diversos departamentos, como departamento financeiro, departamento pessoal, departamento de compras, departamento de recursos humanos, departamento administrativo, departamento de marketing, departamento comercial, departamento de logística, entre outros.

Quanto ganha um Auxiliar Administrativo?

O salário do Auxiliar Administrativo pode variar de acordo com a empresa, por isso é importante verificar os anúncios relacionados a esse cargo. Para tanto, você pode pesquisar nos melhores sites de emprego que existem na Internet, como Catho, Vagas, Indeed, Trabalha Brasil, entre outros.

De acordo com o site Vagas, o salário médio desse profissional é R$ 1.397,00. Já na Catho, quem atua neste cargo pode receber em média R$ 1.377,00. Além disso, a composição da remuneração do Auxiliar Administrativo pode incluir diversos benefícios obrigatórios e espontâneos oferecidos pela empresa, como plano de saúde, plano odontológico, vale refeição, vale alimentação, entre outros.

Como se tornar um Auxiliar Administrativo?

Os requisitos para a contratação de um Auxiliar Administrativo dependem do porte e do segmento da empresa. Vale destacar que as competências técnicas mais valorizadas para esse cargo são o domínio em informática e em softwares específicos, pois esse profissional vai utilizar vários programas de computador para executar as suas atividades diárias, como Microsoft Word, Microsoft Excel, Google Docs, Google Forms, entre outros.

Já em relação à formação acadêmica, a exigência pode mudar de empresa para empresa. Por exemplo, empresas de pequeno porte costumam contratar profissionais com Ensino Médio completo ou Ensino Médio Técnico em Administração. Já no caso de médias e grandes empresas, o candidato ao cargo precisa ter Ensino Superior em andamento ou completo em Administração, Processos Gerenciais, entre outras áreas afins.

Portanto, se você pretende atuar como Auxiliar Administrativo, precisa investir em cursos que possam conferir o conhecimento necessário para executar as atividades desse cargo. Bem como é importante desenvolver as competências técnicas e comportamentais mais exigidas nos anúncios de emprego para essa vaga. Assim, ficará mais fácil conquistar uma colocação no mercado de trabalho.

Podemos concluir que o Auxiliar Administrativo é um profissional com alta demanda no mercado de trabalho. Bem como essa função pode ser considerada a porta de entrada para alcançar cargos mais altos na área administrativa. Portanto, é uma ótima opção para quem pretende ingressar nessa área.

Gostou de conhecer essa profissão? Então, continue acompanhando o nosso blog e confira outros textos que podem ajudar no seu planejamento de carreira.

Tathiane Mantovani
Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário