Cálculo da aposentadoria – como fazer para saber quanto vai receber?

Realizar o cálculo aposentadoria vem sendo uma tarefa complicada para vários trabalhadores após a reforma da providência que ocorreu no dia 13 de novembro de 2019.

Essa nova regra de cálculo aposentadoria faz com que o valor seja 60% da média salarial, baseado nos salários de contribuição a partir de julho de 1994.

Lembrando que as mulheres devem receber 2% a cada ano de trabalha, caso exceda 15 anos de contribuição.

E os homens tem que receber mais 2% a cada ano de trabalhado, porém deve exceder 20 anos de contribuição.

Quer saber melhor sobre o cálculo aposentadoria? Esse artigo é especialmente para te ensinar o passa a passa para calcular o valor da aposentadoria.

É possível calcular o valor da aposentadoria?

Algo que muitos não sabem, é que nos dias atuais é possível, sim, realizar o cálculo aposentadoria, fazendo uma projeção do valor que será recebido pelo segurado depois a concessão do benefício.

Ademais, para que isso seja realizado é preciso partir de uma analise minuciosa do histórico das contribuições realizadas; logo, sugerimos que você peça orientação de um advogado especialista.

Lembrando que se trata de um cálculo complexo para as pessoas que não estão acostumadas com o assunto.

Como calcular a aposentadoria: Chegando ao valor do benefício

Para começar, você deve listar todos os períodos contribuídos. Em seguida basta somar e realizar a média aritmética simples a partir da soma realizada.

Por exemplo: se você possuir 400 contribuições ao INSS, você vai ter que somar todas elas, porém elas devem ter sido efetuadas após o mês de julho de 1994.

Somando elas você deverá dividir por 400 (número de contribuições ao INSS), mas fique atento, pois os salários de contribuição devem ser atualizados para o dia em que você estiver realizando o cálculo.

Parece que acabou, mas não, esse não é o valor do seu benefício, pois com a Reforma, para quem cumprir os demais requisitos da aposentadoria por idade, o cálculo será 60% do valor dessa média de salários que foi calculada.

Ou seja, caso você queira aumentar esse valor, é necessário que vpcê tenha mais anos de contribuição além de 15 anos ou 20 anos, como foi dito no começo do artigo.

Logo, a partir do 21º ano de contribuição se aumenta 2% no valor da aposentadoria.

Com isso, seria preciso ter 40 anos de contribuição para contar com 100% do valor desta média.

Cálculo aposentadoria

Dicas finais sobre o cálculo do valor da aposentadoria

É importante lembrar que você pode ter direito a fórmula de cálculo antes da reforma da previdência, que é muito mais benéfica.

Por isso, antes de você decidir se vai utilizar o método antigo ou não, consulte um profissional para que possa te explicar melhor sobre o cálculo, pois a matemática depende de muitas variáveis.

Logo, se alguém falar que tal opção é melhor sem lhe mostrar cálculos, você tem todo o direito de desconfiar.

Avatar
Jornalista, redatora, atuante na produção de conteúdo para a web há 3 anos. Amante da comunicação, antenada às novidades e sempre disposta a trazer o melhor conteúdo, com respostas para as perguntas de quem o lê!

Deixe seu comentário