Cálculo da aposentadoria – como fazer para saber quanto vai receber?
Realizar o cálculo aposentadoria vem sendo uma tarefa complicada para vários trabalhadores após a reforma da providência que ocorreu no dia 13 de novembro de 2019.
Essa nova regra de cálculo aposentadoria faz com que o valor seja 60% da média salarial, baseado nos salários de contribuição a partir de julho de 1994.
Lembrando que as mulheres devem receber 2% a cada ano de trabalha, caso exceda 15 anos de contribuição.
E os homens tem que receber mais 2% a cada ano de trabalhado, porém deve exceder 20 anos de contribuição.
Quer saber melhor sobre o cálculo aposentadoria? Esse artigo é especialmente para te ensinar o passa a passa para calcular o valor da aposentadoria.
É possível calcular o valor da aposentadoria?
Algo que muitos não sabem, é que nos dias atuais é possível, sim, realizar o cálculo aposentadoria, fazendo uma projeção do valor que será recebido pelo segurado depois a concessão do benefício.
Ademais, para que isso seja realizado é preciso partir de uma analise minuciosa do histórico das contribuições realizadas; logo, sugerimos que você peça orientação de um advogado especialista.
Lembrando que se trata de um cálculo complexo para as pessoas que não estão acostumadas com o assunto.
Como calcular a aposentadoria: Chegando ao valor do benefício
Para começar, você deve listar todos os períodos contribuídos. Em seguida basta somar e realizar a média aritmética simples a partir da soma realizada.
Por exemplo: se você possuir 400 contribuições ao INSS, você vai ter que somar todas elas, porém elas devem ter sido efetuadas após o mês de julho de 1994.
Somando elas você deverá dividir por 400 (número de contribuições ao INSS), mas fique atento, pois os salários de contribuição devem ser atualizados para o dia em que você estiver realizando o cálculo.
Parece que acabou, mas não, esse não é o valor do seu benefício, pois com a Reforma, para quem cumprir os demais requisitos da aposentadoria por idade, o cálculo será 60% do valor dessa média de salários que foi calculada.
Ou seja, caso você queira aumentar esse valor, é necessário que vpcê tenha mais anos de contribuição além de 15 anos ou 20 anos, como foi dito no começo do artigo.
Logo, a partir do 21º ano de contribuição se aumenta 2% no valor da aposentadoria.
Com isso, seria preciso ter 40 anos de contribuição para contar com 100% do valor desta média.

Dicas finais sobre o cálculo do valor da aposentadoria
É importante lembrar que você pode ter direito a fórmula de cálculo antes da reforma da previdência, que é muito mais benéfica.
Por isso, antes de você decidir se vai utilizar o método antigo ou não, consulte um profissional para que possa te explicar melhor sobre o cálculo, pois a matemática depende de muitas variáveis.
Logo, se alguém falar que tal opção é melhor sem lhe mostrar cálculos, você tem todo o direito de desconfiar.
Deixe seu comentário