Cartão de crédito para pessoas negativadas? Conheça o Caixa Simples

Aposentados e pensionistas com menos de 75 anos, vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podem ter acesso à ferramenta de crédito consignado recém-lançada pela Caixa Econômica Federal: o Cartão Caixa Simples. 

Os clientes que contratarem o novo serviço de crédito têm acesso às mesmas vantagens dos demais cartões que estão no mercado, como possibilidade de compra no Brasil ou no exterior, nas maquininhas ou online. Mas de acordo com a Caixa, o cartão se destaca por oferecer outros benefícios. 

Segundo o banco, não serão feitas consultas ao CPF do solicitante no SPC nem no Serasa. Quem tiver alguma dívida com a própria Caixa, no entanto, deverá regularizar as finanças antes de pedir o cartão. 

Novo cartão Caixa Econômica

Como funciona o Cartão Caixa Simples

Por se tratar de um cartão de crédito consignado, o Caixa Simples (bandeira Elo) oferece desconto em parte do valor da fatura. Isso porque existe a margem de 5% associada ao benefício da aposentadoria ou da pensão.  

Como todos os clientes do serviço de cartão de crédito são associados ao INSS, uma parte do que for cobrado na fatura será descontado diretamente da conta do beneficiário. 

O cartão também oferece a possibilidade de empréstimo de 20% a 70% do valor do crédito disponível, em dinheiro, aos usuários. A Caixa informou que as normas permitem que os clientes realizem a transação para quitarem dívidas com valores e juros mais altos. Para ter acesso a este serviço, é preciso solicitá-lo com antecedência, no ato da contratação. 

Quem optar por ter o recurso vai ser cobrado com os juros rotativos, além de taxa de IOF (Imposto sobre Operação Financeira) correspondente ao dia do pagamento da fatura. A fatura do Cartão Caixa Simples vence todo dia 07 do mês. 

Vantagens do Cartão

Os clientes que contratarem os serviços do Cartão Caixa Simples, poderão contar com: 

  • Isenção da anuidade: segundo o Banco Central, cabe a cada instituição definir a taxa de anuidade cobrada para cartões de crédito. A Caixa Econômica informou que não haverá cobrança de anuidade para os cartões. 
  • Juros menores: quando comparado os convencionais, o cartão oferecido pelo banco público apresenta uma taxa de juros até 3x menor. O valor cobrado mensalmente referente à dívida será de 2,70% rotativos. 
  • Check-up Lar: dá direito a pequenos consertos em domicílio. Inclui revisão elétrica, revisão hidráulica, instalação de objetos suspensos (como prateleiras, cortinas, persianas), limpeza de caixa de água e outros. A visita dos profissionais para realizar os reparos pode ser feita até três vezes por ano. 
  • Clube Elo Mania: o programa concede descontos a usuários do cartão Caixa Simples nas compras de produtos selecionados e também descontos em alguns serviços participantes. 

Quem pode solicitar?

De acordo com o maior banco público da América Latina, o Cartão Caixa Simples vai oferecer uma oportunidade de crédito sem burocracia para pessoas que estão inadimplentes, apenas com os requisitos de não ter dívida ativa com a Caixa e ser beneficiário no INSS com menos de 75 anos. 

Como contratar o Cartão de crédito da Caixa?

Presencialmente, é possível solicitar o cartão de crédito da Caixa  nas agências bancárias e até mesmo nos caixas eletrônicos do banco em todo o país.   

Outra opção é pedir pelo WhatsApp, no número 0800 726 01 04. O horário de atendimento é de 10h às 16h, nos dias úteis. Não há atendimento em feriados. 

Para pedir o cartão Caixa Simples, o aposentado ou pensionista precisará apresentar documento de identificação com foto (RG), CPF, comprovante de residência e extrato bancário do benefício. 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário