Chave PIX: como cadastrar? Aprenda a fazer transferências pelo app
Tecnologia foi lançada no mês de novembro e promete facilitar os serviços de pagamento e transferência bancária. Para utilizar o Pix basta baixar o app do banco desejado e cadastrar a chave de acesso.
Tecnologia Pix
A tecnologia de pagamento instantâneo Pix foi lançada no último dia 16 em todo o país. O intuito da ferramenta é promover a realização de serviços bancários instantâneos como pagamentos e transferências.
O projeto foi autorizado pelo Banco Central e promete transformar as relações financeiras e comerciais a partir desse ano, além de melhorar o atendimento ao cliente.
Ao que se sabe, aproximadamente 700 instituições financeiras, até mesmo as fintechs, solicitaram a utilização da tecnologia e foram autorizadas pelo BC a oferecer o Pix para os clientes.
A tecnologia Pix pretende realizar serviços como:
- Transferências entre as mesmas instituições financeiras (Transferência Simples);
- Transferências entre instituições distintas por meio de Transferência Eletrônica Disponível (TED);
- Transferências entre instituições distintas por meio do Documento de Ordem de Crédito (DOC);
- Pagamentos de boletos bancários;
- Pagamentos com cartões de débito.
Desse modo, as possibilidades são mais amplas aos usuários diante de procedimentos econômicos, comerciais e financeiros.
Como cadastrar a chave Pix
Quem deseja criar a chave Pix deve ter a consciência de que a ferramenta está disponibilizada somente por aplicativo. Sendo assim, é necessário baixar o aplicativo da instituição financeira de interesse para começar a utilizar o serviço.
Após realizar o download do app é necessário que o usuário crie uma chave de acesso para usar a ferramenta. O processo pode ser feito das seguintes maneiras:
- Número de telefone celular;
- E-mail;
- CPF ou CNPJ;
- Chave aleatória;
Independente da opção escolhida, a chave Pix possibilita a identificação do usuário e autoriza a realização dos serviços de maneira segura e privada.
Desse modo, se você deseja saber mais informações sobre a tecnologia Pix de pagamentos e transferências instantâneas é só acessar o portal oficial do Banco Central disponibilizado para o Pix.

Transferindo com Pix
Depois de cadastrar a chave Pix é hora de começar a utilizar os serviços oferecidos pela tecnologia.
Para isso, acompanhe o passo a passo:
- Abra o aplicativo do banco ou fintech desejada;
- Procure pela área destinada a tecnologia Pix;
- Encontre a opção “Transferir”;
- Preencha a informação solicitada com a chave Pix cadastrada;
- Informe o valor e para quem deseja transferir;
- Confira e confirme os dados antes de continuar com o procedimento;
- Digite a senha padrão;
- Pronto! O dinheiro será transferido em questão de segundos.
Vale ressaltar que a ordem de algumas etapas podem ser diferentes de acordo com os aplicativos dos bancos. No entanto, o conceito é o mesmo para todas as instituições: chave Pix + dados solicitados + senha = serviço realizado.
Deixe seu comentário