Como conseguir empréstimo pelo MEI? Conheça as principais alternativas
O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado em 2008 com objetivo de facilitar o empreendedorismo e fomentar a economia, tanto com a abertura de novas empresas, quanto na formalização de autônomos e trabalhadores informais. Em 2020, o programa atingiu o número de 10 milhões de brasileiros inscritos.
Para se enquadrar como MEI, o trabalhador precisa preencher os requisitos abaixo:
- Faturar no máximo R$81 mil ao ano;
- Contratar apenas um colaborador;
- não ser sócio de outras empresas;
- exercer uma das atividades relacionadas pela Resolução 140/2018;
- pagar mensalmente a Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS).
Além disso, o MEI pode solicitar um empréstimo financeiro através das diversas opções presentes no mercado, através dos bancos e financeiras que exigem diferentes condições e taxas de juros, por exemplo.
Também é necessário informar a finalidade do uso do dinheiro. Ele somente pode ser utilizado para alavancar as atividades exercidas, por exemplo: para pagamento de fornecedores, compra de equipamentos e insumos ou para reorganizar financeiramente a empresa.

Documentos essenciais para empréstimo MEI
Cada instituição financeira tem suas regras e documentos obrigatórios para apresentar na solicitação de um empréstimo. Segue abaixo uma lista com os itens indispensáveis para concessão de crédito:
- RG e CPF;
- Comprovante MEI, emitido pelo Portal do Empreendedor;
- Comprovante de residência de no máximo 3 meses atrás;
- Dados bancários;
- Comprovante de renda (extrato bancário ou Imposto de Renda)
Como solicitar o empréstimo MEI?
Para conseguir o empréstimo, é necessário checar as opções disponíveis nas diversas instituições financeiras e preencher os pré requisitos solicitados. Segue abaixo o passo a passo das etapas para adquirir o crédito:
- Apresentar a proposta de empréstimo, indicando o objetivo e como usará o valor angariado;
- Completar a ficha com documentos pessoais e informações financeiras;
- Análise de crédito para definir valores, prestações e tempo do empréstimo;
- Aprovação já com depósito do montante na conta;
- Pagamento em dia das parcelas até quitação do boleto.

Opções de empréstimo para MEI
Para encontrar a melhor opção de crédito, o microempreendedor deve fazer uma boa pesquisa nas diversas instituições financeiras, a fim de escolher a melhor oferta financeira para a empresa. Basicamente existem duas linhas de crédito para o MEI: o capital de giro e o microcrédito.
O capital de giro é um empréstimo parcelado sendo que a primeira parcela poderá ser paga em até 90 dias, dependendo da instituição, com prazo de pagamento em até 54 vezes. Nesse modelo a taxa de juros varia entre 1% e 3%. O capital de giro não serve apenas para abrir uma nova empresa ou evoluir uma existente, mas também para evitar dívidas e atrasos de pagamentos.
Já nas linhas de microcrédito, para que o valor seja liberado, se faz necessário que o MEI apresente para a instituição onde os recursos serão aplicados, a situação atual da empresa, além das metas e resultados a partir do empréstimo. Nesse modelo, há um limite de valor disponível de até R$20 mil, o prazo para pagamento costuma ser menor e as taxas são alinhadas conforme planejamento do projeto da empresa.
Deixe seu comentário