Como Usar a Nota do Enem para entrar na Universidade

Atualmente, a graduação é um requisito básico para conquistar uma vaga de emprego em cargos com salários mais elevados. Por isso, é essencial que você consiga ingressar em uma instituição de ensino de qualidade para obter essa titulação. Você sabia que pode usar a nota do Enem para entrar em uma universidade?

Isso mesmo! Existem programas do Governo Federal que utilizam a nota do Enem como critério de classificação para facilitar o acesso ao curso superior em instituições públicas e privadas. Então, se você pretende ingressar em uma faculdade, continue a leitura e confira como fazer isso. Vamos lá!

como-usar-a-nota-do-enem

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, pode ser considerado a maneira mais viável para os brasileiros ingressarem em instituições de Ensino Superior públicas ou privadas em todo o território nacional.

Esse exame é realizado uma vez por ano e a nota média obtida nas provas e na redação pode ser utilizada para participar dos programas do Governo Federal, como o Prouni, o Fies e o Sisu, já que essa nota representa um pré-requisito e um critério de classificação para a seleção dos candidatos.

Diante disso, podemos afirmar que o Enem tem um papel muito importante no desenvolvimento profissional dos brasileiros que não têm condições de ingressar em uma universidade sem o apoio desses programas.

Após fazer o exame na data prevista no edital, é possível verificar a nota obtida no site oficial do Enem. Com essa nota em mãos você tem a chance de usá-la para participar dos programas do Governo Federal. Bem como em algumas universidades você tem a opção de substituir ou complementar o vestibular com a nota do Enem.

Como usar a nota do Enem no Prouni?

É possível usar a nota do Enem para participar do Prouni (Programa Universidade para Todos). Ele é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições de Ensino Superior privadas em todo o território brasileiro.

Para tanto, o candidato ao programa precisa atender alguns requisitos, como não ter diploma de Ensino Superior. Bem como deve possuir renda per capita de até um salário mínimo e meio para obter uma bolsa integral ou de um salário mínimo e meio até três salários mínimos federal para conseguir uma bolsa parcial.

Além disso, é necessário que o candidato tenha participado da última edição do Enem e obtido, no mínimo, 450 pontos na média e não ter zerado na redação. Se você se encaixa nesses requisitos precisa ficar de olho no edital disponível no site oficial do Prouni e fazer a inscrição gratuitamente na data prevista no cronograma.

Como usar a nota do Enem no Fies?

Você também pode usar a nota do Enem para obter um financiamento para estudar em instituições de Ensino Superior privadas. Para isso, é necessário se candidatar ao Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies. 

Ele é um programa do Governo Federal que ajuda estudantes que não têm condições de pagar integralmente as mensalidades de um curso superior. Nesse caso, existem duas modalidades de financiamento: o Fies e o P-Fies. 

O Fies é administrado pela Caixa Econômica Federal e possibilita o financiamento a juros zero. Para conseguir esse financiamento é necessário ter renda per capita de até três salários mínimos federal.

Já o P-Fies é administrado por bancos privados que são conveniados com o Governo Federal e oferecem financiamento com a taxa de juros de acordo com a renda familiar do estudante. Nessa modalidade, o candidato deve ter renda per capita de três a cinco salários mínimos federal.

Além disso, o estudante precisa ter obtido média igual ou superior a 450 pontos no Enem, bem como não pode ter zerado na redação. O processo de inscrição para o financiamento é gratuito e pode ser realizado no site oficial do Fies de acordo com o cronograma disposto no edital do programa.

Como usar a nota do Enem no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também é uma opção para você usar a nota do Enem. Ele é um programa do Governo Federal que incentiva o ingresso dos brasileiros nas instituições de Ensino Superior públicas federais e estaduais. Para participar do Sisu é necessário ter realizado a última edição do Enem, bem como não ter zerado na redação. 

Nesse caso, não existe limite de renda. Se você atende esses pré-requisitos, acesse o site oficial do Sisu e verifique o edital para saber quando será o período de inscrição para não perder os prazos, já que as inscrições são gratuitas e acontecem apenas duas vezes por ano.

Como usar a nota do Enem no vestibular?

Em algumas instituições de Ensino Superior privadas a nota do Enem pode ser utilizada para substituir o vestibular tradicional. Diante disso, é necessário verificar se a instituição que você deseja ingressar tem essa opção na sua política de ingresso.

Também é possível complementar a nota do vestibular tradicional com a nota do Enem em instituições de ensino públicas. Nesse caso, o estudante faz o vestibular normalmente e a pontuação final dele é a soma do resultado dessa prova e da nota média obtida no Enem.

Podemos concluir que é possível usar a nota do Enem para ingressar em instituições de Ensino Superior públicas e privadas por meio dos programas do Governo Federal. Lembre-se de que a sua nota será utilizada como critério de classificação nos programas. Por isso, é importante obter um bom desempenho no exame para conquistar o sonho da graduação.

Gostou de saber como ingressar em universidades por meio da nota do Enem? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais para que seus amigos também tenham a oportunidade de conhecer essas informações.

Tathiane Mantovani
Administradora formada pela UniCesumar. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Marketing de Conteúdo. Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com 8 livros didáticos publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros.

Deixe seu comentário