Confira como consultar o seu local de votação nas eleições 2020

Com a aproximação das eleições 2020, muitas dúvidas surgem entre os eleitores brasileiros. Uma delas é em relação ao local de votação, principalmente entre aqueles que mudaram de zona eleitoral ou vão votar pela primeira vez e não sabem como consultar essa informação.

Por sorte, há três formas diferentes para o eleitor consultar seu local de votação: pelo site do TSE, na Central de Atendimento de cada estado, ou no cartório eleitoral em que ele estiver inscrito.

A seguir, vamos acompanhar como funciona o procedimento em cada uma destas maneiras de pesquisa.

consultar local de votação

Como consultar o local de votação pela internet

O site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) oferece uma ferramenta para os eleitores descobrirem seu local de votação. A plataforma permite consultar o número da zona eleitoral e também o endereço da seção em que a pessoa deve comparecer para votar.

É possível fazer a consulta pelo nome, CPF ou número do título de eleitor. Mas é importante ter cuidado ao preencher os dados, pois eles precisam ser informados corretamente, conforme estiverem escritos no título.

Caso o eleitor erre ao digitar algum dado, o local de votação não será mostrado. O procedimento para fazer a pesquisa é simples:

  • Acesse o site do TSE clicando neste link;
  • Preencha o primeiro campo com seu nome completo, número do título de eleitor ou então do CPF;
  • Informe sua data de nascimento, e em seguida o nome de sua mãe. Caso o nome da mãe não apareça no título de eleitor, é preciso clicar na caixa ‘não consta’;
  • Por fim, clique primeiro em “Não sou um robô”, e depois em “Consultar”.

As informações sobre o número da zona e seção eleitoral, e o endereço do seu local de votação devem aparece automaticamente na tela.

Caso a consulta não dê certo, a primeira coisa a se fazer é confirmar se todas as informações foram informadas corretamente. Se não houver nenhum erro e o endereço da seção seguir não aparecendo, recomenda-se aguardar alguns minutos e tentar novamente.

Mas se a falha persistir e não for possível fazer a consulta, é provável que haja algum problema no sistema. Nesse caso, você pode esperar algumas horas para refazer a pesquisa, ou tentar alguma das outras formas de consulta.

Como consultar pela Central de Atendimento ao Eleitor

Outra forma de consultar o local de votação é por meio da central de atendimento do seu estado. Para isso, basta entrar em contato com o Tribunal Regional Estadual (TRE) referente ao Estado onde você mora.

Na lista abaixo, estão disponíveis os números de telefone para contato e também o site da Central de Atendimento ao Eleitor de cada um dos 27 TSEs do país:

Como consultar no cartório eleitoral

Por fim, cada eleitor também pode ir pessoalmente ao cartório eleitoral em que está inscrito para fazer a consulta.

Mas cabe ressaltar que esta opção pode não estar disponível em algumas localidades. Isso porque muitos lugares seguem fechados para o atendimento ao público por conta da pandemia do novo coronavírus.

De qualquer forma, cada zona eleitoral tem um Cartório Eleitoral que é responsável pelos eleitores domiciliados. É o lugar em que as pessoas devem ir para atualizar ou transferir seu Título de Eleitor, por exemplo. Também no Cartório, é possível consultar o endereço do seu local de votação.

Para mais informações sobre as eleições 2020 e as regras eleitorais, baixe o aplicativo e-título, disponível para Android e iOS. O aplicativo pode substituir o seu título de eleitor no dia da eleição, por exemplo.

Vale lembrar que neste ano as eleições acontecem nos dias 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno).

Deixe seu comentário