Consulta aposentadoria – como e onde fazer?

Porém esse é o momento para descobrir se o seu pedido de previdência foi aprovado, afinal já é possível consulta aposentadoria online, de modo rápido e simples.

Nesse artigo iremos ensinar a você a como consultar a sua aposentadoria, fora outras formas de conseguir verificar se o benefício foi aprovado pelo governo.

Acesse o site do INSS para Consultar sua aposentadoria

A primeira coisa que você terá que fazer para consulta aposentadoria é acessar o site do INSS.

Em seguida você terá que clicar em “Consulta de situação de beneficio”. Esse botão se encontra na aba de “Serviços”. Depois aperte no botão amarelo que vai estar escrito “Acompanhar pedido”.

Clicando no botão pedido irá aparecer uma tela para você fazer o login. Você consegue continuar a averiguação sem cadastro na plataforma, pois você terá apenas que inserir o seu nome, CPF e data de nascimento.

Criar um cadastro seria para você acessar essa e demais ferramentas que a plataforma do INSS oferece.

Realizando o cadastro para Consultar aposentadoria

Para se cadastrar no site do INSS é bem simples, basta clicar em “fazer login” e em seguida clique em “crie sua conta”.

Desse modo irá aparecer um formulário onde certas informações serão necessárias, como nome, CPF, data de nascimento, além do telefone para o envio de SMS e o seu e-mail.

Colocando todos os seus dados, aparecerá uma tela com alguns testes para que você possa confirmar que as informações colocadas são realmente verídicas.

Fazendo isso você vai ter que assinalar o nome verdadeiro da sua mãe e o mês e ano de seu aniversário.

Assim que você responder todas as perguntas corretamente, é necessário que você crie uma senha para sua conta.

Essa senha deverá conter de 8 à 12 caracteres, fora os símbolos e letras maiúsculas e minúsculas.

Após colocar e confirmar a senha, tudo estará pronto. Em seguida basta você voltar até a verificação da sua aposentadoria, clicando em “meu INSS” na guia que fica ao lado “agendamentos/requerimentos”.

Se você tiver feito um pedido de benefício, as informações sobre o pedido e o resultado vão aparecer na sua tela.

Nesta mesma tela também será possível abrir um novo requerimento, clicando no botão localizado no canto inferior direito da tela.

Ao clicar uma guia será aberta oferecendo inúmeros atendimentos; logo, basta você escolher o que deseja e atualizar suas informações para validar o pedido de consulta aposentadoria.

Consulta aposentadoria

Outro método para consultar aposentadoria

É possível acompanhar o pedido da aposentadoria por telefone, um método muito utilizado para quem não gosta ou não possui acesso à internet.

Basta ligar para o número 135 no horário de atendimento (7 horas da manhã às 10 horas da noite).

Portanto o grande problema de ligar para o número 135, é que a consulta aposentadoria pode demorar em média 20 minutos.

Então, lembrando que se o seu pedido for aceito/negado, você vai receber uma carta em sua casa falando sobre a decisão e mais detalhes sobre a aposentadoria.

 

 

Avatar
Jornalista, redatora, atuante na produção de conteúdo para a web há 3 anos. Amante da comunicação, antenada às novidades e sempre disposta a trazer o melhor conteúdo, com respostas para as perguntas de quem o lê!

Deixe seu comentário