Consultar Benefício do INSS – Como fazer? Onde Consultar?

Muitos cidadãos querem consultar benefício do INSS, mas para isso é necessário que a pessoa saiba o número de identificação de segurado.

Esse número/código é enviado para a sua casa por carta do INSS, assim que o benefício é aprovado.

Mas se você tiver perdido o número ou simplesmente não recebeu a carta, saiba que existem três formas para descobrir o seu número do benefício INSS.

Como você já deve saber, cada beneficiário recebe um código diferente, evitando que a pessoa tenha acesso aos mesmos dados de outra pessoa.

Esse número é essencial para consultar seus dados, saber qual a data de pagamento, entre outras coisas. E com todo o avanço, hoje em dia existe a possibilidade de agendar consultas médicas, que não precisa dos números.

Como descobrir o número do benefício INSS?

Como já foi dito, existem três formas de descobrir qual é o número do benefício INSS, uma mais fácil que a outra para que você consiga seu código o mais rápido possível.

O primeiro método é utilizando o seu número do PIS, a outra forma é consultar o código pelo site “Meu INSS” e a última é entrando em contato com o número que a Previdência Social disponibiliza.

Consultar benefício do INSS

Descubra o código através PIS/PASEP

Muitos não sabem, mas o número do INSS é igual ao do PIS/PASEP para vários trabalhadores; logo, tudo que você precisa é lembrar o seu número do PIS e tentar utiliza-lo para acessar suas informações.

Para encontrar o número do PIS é bem simples, ele está disponível na sua carteira de trabalho, além de você poder consulta-lo pela internet.

Acesse o site “Meu INSS”

Outra forma para você conseguir consultar benefício do INSS é acessando o site do “Meu INSS”.

Assim que você acessar o site citado, você vai ter que clicar em “Fazer Login” e em seguida clicar em “Cadastre-se”.

Depois basta que você informe o seu CPF e mais alguns dados essenciais para confirmar que é você mesmo. Fazendo isso você vai conseguir consultar benefício do INSS.

Telefone para contato

Além disso, a Previdência Social disponibiliza um telefone para que você possa entrar em contato, o 135.

Primeiramente você terá que conversar com o atendimento eletrônico e em seguida com um atendente humano.

Lembrando que não existe outro número para contato, além do “135”.

Em quais casos consultar benefício INSS pelo CPF

As pessoas também podem acompanhar à distância como anda o processo de concessão do benefício solicitado junto ao INSS.

Nesse caso, a consulta por meio do CPF é possível para aqueles que não possuem o número do NIS, do benefício ou apenas querem receber informações o mais rápido possível.

Como podemos ver, se você acabar perdendo o código ou se ele simplesmente ainda não foi enviado, não se desespere.

Existem várias alternativas para conseguir consultar benefício do INSS, tudo para que você fique por dentro de todas as informações necessárias.

 

Avatar
Jornalista, redatora, atuante na produção de conteúdo para a web há 3 anos. Amante da comunicação, antenada às novidades e sempre disposta a trazer o melhor conteúdo, com respostas para as perguntas de quem o lê!

Deixe seu comentário