Consultar Seguro Desemprego – Como e Onde fazer a Consulta

O trabalhador no Brasil que é registrado com CLT costuma ter muitos benefícios, entre eles, vale alimentação, vale transporte, em muitos casos convênio de saúde e demais possibilidades. Além disso, possui o FGTS, a possibilidade do acerto e também o já conhecido seguro desemprego.

O seguro desemprego é um direito obtido pelo trabalhador após determinado tempo de trabalho, como uma forma de “suprir” a falta de salário enquanto este sair do emprego e estiver a procura de outro.

Quer saber como fazer a consulta do seu seguro desemprego? Veja aqui como funciona esse processo, principais regras e demais informações.

Consultar seguro desemprego: como fazer?

Quer fazer sua consulta de seguro desemprego porém não sabe como funciona? Veja abaixo um guia completo para fazer a sua. É possível fazer o processo de consulta por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para Android e para iOS. No app, é necessário fazer um cadastro simples e assim, por meio do número do CPF, todos os benefícios podem ser ali consultados facilmente.

Também é possível verificar os calendários de pagamento para cada um dos benefícios e assim, simular o valor do Abono Salarial por meio da calculadora do abono. Mas, existem também outras formas de fazer a consulta do seguro, veja algumas delas.

  1. Acesse o site oficial da Caixa, que é: https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/seguro-desemprego/Paginas/default.aspx;
  2. Clique então na opção “Consultar o pagamento”;
    Consultar seguro desemprego: como fazer?
  3. Na próxima página, será necessário preencher as informações com seus dados pessoais como seu CPF, NIS ou e-mail, depois com a senha. Lembre-se de clicar na opção “Não sou um robô” e depois em “Acessar”.
    Consultar seguro desemprego: como fazer?

É possível fazer a consulta do benefício também por meio do abono salarial, funciona assim:

  1. Acesse o site oficial da Caixa, que é: https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/abono-salarial/Paginas/default.aspx;
  2. Então, clique na opção “Consultar pagamento”, conforme imagem abaixo;
    Consultar seguro desemprego: como fazer?
  3. Na próxima página que se abrir, você terá a opção de preencher com seu CPF, NIS e e-mail, posteriormente com a senha de acesso. Clique no botão “Não sou um robô” e depois na opção “Acessar”.
    Consultar seguro desemprego: como fazer?

Pronto, agora você tem acesso ao seu abono salarial completo, qual é o valor, forma de retirada e demais questões.

Existem muitas formas de conseguir o seu seguro desemprego, muitas delas podem variar de acordo com qual é o seu objetivo final, seja apenas saber a data de pagamento, quando cairá e qual o valor, tudo variando conforme você navega no site da Caixa.

Quais são as condições para receber o seguro desemprego?

Quer saber se você está dentro das condições para receber o seguro desemprego? Veja abaixo quais são elas:

Para trabalhadores formais

  • É preciso ter sido demitido sem justa causa;
  • Estar desempregado quando for fazer o requerimento do benefício;
  • Não ter nenhuma renda própria ou de qualquer natureza que seja suficiente para a manutenção de sua família;
  • Não estar utilizando nenhum benefício previdenciário de prestação continuada, a não ser que seja um auxílio acidente ou pensão por morte;
  • Ter recebido salários de pessoa jurídica ou de pessoa física para que seja equiparada;
  • Se for a primeira solicitação: deve se ter pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à data de dispensa, quando comparada a primeira solicitação;
  • Se for a segunda solicitação: deve se ter pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses imediatos anteriores à data da dispensa, quando feita a segunda solicitação;
  • Se for a terceira solicitação: cada um dos seis meses imediatos anteriores à data da dispensa, quando feito das demais solicitações.

Como fazer o requerimento?

Consulta Seguro Desemprego

O trabalhador deverá comparecer em um dos locais que têm preferência do governo, como o Ministério do Trabalho ou demais variações, levando os seguintes documentos:

  • Comunicação de dispensa – via marrom – e o requerimento do seguro desemprego;
  • Termo de rescisão do contrato de trabalho, acompanhado do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho, ou o Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira de identidade, a certidão de nascimento, certidão de casamento com protocolo de requerimento da carteira de identidade, carteira nacional de habilitação – modelo novo, passaporte ou o certificado de reservista;
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;
  • Documento de levantamento dos depósitos do FGTS ou extratos comprobatórios dos depósitos;
  • CPF;
  • Comprovante dos dois últimos contracheques ou os recibos de pagamento para o trabalhador formal.

Marcela Mazetto
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário