Crédito Rural: Quem tem direito, como funciona, regras e como solicitar
Modalidade de crédito beneficia produtores rurais, associações e cooperativas por meio de investimentos, comercialização de produtos agropecuários, custeamento de processos de produção e expansão de operações. Além disso, o financiamento promove competitividade no setor e, consequentemente, movimenta a economia do país.
O que é crédito rural
Crédito rural é uma modalidade de financiamento resguardada pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR). Quem opera esse serviço são as instituições financeiras e as cooperativas de crédito brasileiras.
Todas as normas vinculadas à concessão do crédito são aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) com base nas diretrizes do Banco Central do Brasil determinadas no Manual de Crédito Rural (MCR).
De acordo com a safra e as respectivas projeções do setor, os recursos são disponibilizados por diversas fontes.
No entanto, aproximadamente 40% do valor provém dos recursos obrigatórios repassados compulsoriamente para o crédito agropecuário.
Sendo assim, é possível afirmar que o percentual é referente a quantia total dos depósitos realizados à vista nos bancos e atua diretamente na fomentação de atividades agropecuárias.

Como funciona o crédito rural
Os recursos viabilizados pelas instituições financeiras e cooperativas de crédito são repassados para empresas, agricultores, cooperativas de produtores rurais, pecuaristas e pessoas físicas.
As formas mais comuns de utilização do crédito rural são:
- Custeio: atua no financiamento de despesas oriundas dos processos de produtividade;
- Investimento: atua na aquisição de serviços ou bens empregados em processos produtivos;
- Comercialização: atua no financiamento de operações vinculadas à compra e venda de produtos do setor agropecuário.
A semelhança entre as formas de utilização do crédito rural está na fomentação do setor agropecuário e na facilitação do custeio dos processos de produção e venda de produtos.
Além disso, também ocorre o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, impacta diretamente na soma de todos os bens e serviços produzidos pelo Brasil.
Quem tem direito ao crédito rural
Os principais beneficiados pela concessão de crédito rural são agricultores, cooperativas de produtores rurais, pecuaristas, empresas e pessoas físicas que atuam diretamente no setor agropecuário.
Além disso, aqueles que atuam de forma indireta também podem ser beneficiados como os pequenos produtores, arrendatários, posseiros e trabalhadores rurais que atuam com a agricultura familiar, pois ocorre o estímulo da geração de renda e a melhora da mão de obra.
Como solicitar o crédito rural
Para solicitar o crédito rural os interessados devem procurar por uma instituição financeira ou uma cooperativa de crédito autorizada a realizar o procedimento.
Alguns documentos serão exigidos a fim de aprovar a solicitação da concessão de financiamento, bem como para a própria formalização do pedido.
Para além, também podem ser exigidos os seguintes documentos:
- Idoneidade do produtor;
- Orçamento do projeto salvo em operações de desconto;
- Oportunidade dos recursos;
- Cronograma de utilização e reembolso;
- Fiscalização pelo financiador;
- Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE);
- Entre outros.
Vale ressaltar que as documentações solicitadas para a liberação do crédito rural podem variar de acordo com o banco e cooperativa de crédito.
Regras para solicitar o crédito rural
De modo geral, os interessados em solicitar o crédito rural devem seguir algumas recomendações a fim de conquistar o financiamento.
Os projetos técnicos, de orçamento e o plano simplificado precisam apresentar as motivações diante da solicitação do financiamento.
Para além disso, é necessário apresentar a localização, a capacidade de pagamento e, consequentemente, o fluxo de reembolso.
Os prazos de pagamento e as garantias relativas às solicitações de crédito rural também devem ser manifestadas durante o procedimento.
Deixe seu comentário