Cronograma ProUni 2021

O Programa Universidade para Todos (ProUni), criado pelo Ministério da Educação (MEC) há 16 anos, oferece bolsas de estudos de ensino superior, para brasileiros de baixa renda, em universidades privadas. As bolsas concedidas pelo programa podem ser de 25%, 50% e 100%.

As bolsas integrais são apenas para estudantes com renda familiar de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas estudantes com renda familiar inferior a 3 salários mínimos por pessoa.

O programa conta com uma plataforma online para as universidades cadastrarem as vagas disponíveis para o ProUni. Com essa liberação de vaga para um programa governamental, a instituição faz jus a isenção de impostos ao mesmo tempo que os brasileiros de baixa renda conseguem acesso ao ensino superior.

Vale ressaltar que não basta se inscrever: depois das primeiras etapas de inscrição e classificação, vem a matrícula e por fim, o estudante precisa de disciplina para para manter a bolsa, pois é necessário ser aprovado em no mínimo 75% das disciplinas cursadas.

Edital e Cronograma ProUni 2021

O ProUni abre inscrições todos os anos. Em 2021, o edital está previsto para ser lançado pelo MEC somente em março ou abril. O cronograma está diretamente ligado ao edital do ProUni, pois é nele que consta as principais informações sobre o programa, desde a inscrição até a divulgação geral dos resultados.

Cronograma ProUni 2021
Cronograma ProUni 2021

Com o adiamento do Enem 2020 por conta do coronavírus, o cronograma para ProUni 2021 também será adiado. No mesmo mês que o edital for divulgado, as inscrições serão abertas. As etapas previstas no edital são:

  1. Leitura do Edital;
  2. Inscrição no programa;
  3. Resultado Chamada Regular;
  4. Entrega da documentação para matrícula;
  5. Chamada da lista de espera.

Requisitos para inscrição no ProUni

No máximo até abril de 2021, o ProUni abrirá as inscrições para as vagas disponíveis em diversas universidades particulares do Brasil. Veja quais são os alguns dos requisitos para poder se candidatar:

  • ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública; ou
  • ter cursado todo o ensino médio como bolsista integral de uma escola particular; ou
  • ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista integral ou;
  • ser uma pessoa com deficiência;
  • mínimo de 450 pontos de média no Enem anterior; e
  • não zerar na redação.

Quer saber mais sobre o ProUni? Leia aqui como funciona o programa e o passo a passo para a inscrição!

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário

14 − dez =