Detran SP libera 2ª via da CNH pela internet

Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo anuncia acesso a 2ª via da CNH e  permissão para dirigir diretamente pelo site do Detran. Os documentos possuem valor legal e são impressos mediante pagamento de taxa.

Quando solicitar

O serviço de 2ª via da CNH e permissão para dirigir está disponível aos habilitados que perderam o documento, foram furtados, roubados ou que estão com a habilitação em mau estado de conservação.

No entanto, é importante ressaltar que a impressão dos novos documentos deve ser solicitada dentro do período de validade da habilitação original. Sendo assim, é importante ficar atento, pois após o vencimento da habilitação o procedimento para solicitar um novo documento é outro.

 

2ª via pode ser solicitada pelo site do Detran

Como solicitar

Os motoristas interessados em solicitar a 2ª via da CNH e da permissão para dirigir podem realizar o procedimento pelo portal oficial do Detran de SP. 

Para isso é fundamental que os motoristas atendam às condições determinadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo. Algumas delas são:

  • Possuir habilitação com foto e em situação regular, ou seja, não pode estar suspensa e nem cassada;
  • Possuir habilitação dentro do período de validade;
  • Não solicitar alteração de dados para o novo documento.

O serviço deve ser realizado pelo próprio motorista e não há necessidade de preencher documentos ou formulários.

Passo a Passo

  • Em primeiro lugar é necessário acessar o site oficial do Detran, fazer o login e solicitar a 2ª via da CNH ou permissão para dirigir;
  • Em seguida o motorista deverá realizar o pagamento da taxa aplicada ao serviço. Para isso, basta seguir as orientações fornecidas pela aba Pagamento;
  • Após a solicitação e pagamento da 2ª via o motorista receberá o documento no endereço cadastrado no Detran em até sete dias úteis.

A taxa cobrada pelo Detran SP diante da emissão da CNH é de R$56,56. Além disso, o órgão também considera o custo de envio pelo correio no valor de R$11,00.

O pagamento deve ser realizado em um dos bancos conveniados ao Detran SP. Alguns deles são: Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

Para acompanhar a entrega da documentação o motorista pode consultar os serviços online diretamente no site do Detran. 

Ainda é possível consultar a situação do procedimento caso a entrega não ocorra dentro do período informado clicando aqui.

CNH Digital

A CNH Digital é uma alternativa para os motoristas que não querem andar com o documento físico. A principal vantagem é não correr o risco de ter a habilitação perdida, furtada, roubada ou não preservada.

Para os motoristas interessados em obter a CNH Digital basta realizar o download do aplicativo do Detran SP diretamente no celular. No entanto, antes de fazer o procedimento é necessário realizar o cadastro no Portal de Serviços Detran.

Após realizar o cadastro no site indicado o motorista deve baixar o app “CDT – Carteira Digital de Trânsito” pelo aplicativo de compras do celular, podendo ser o Google Play ou App Stores, indicados de acordo com o sistema operacional do aparelho.

Após o download basta o motorista acessar o app e ativar a opção digital da carteira de habilitação seguindo as recomendações do email recebido durante o cadastro.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário