Confira 10 dicas para passar no ENEM 2021

O término do ensino médio e a preparação para ingressar em uma faculdade é um grande desafio na vida do jovem brasileiro. A organização do tempo e dos tópicos para estudar são fundamentais para deixar esse momento mais tranquilo.

Não existe apenas uma fórmula correta para garantir o sucesso na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já que cada aluno tem um modelo de aprendizagem diferente. Entretanto, existem práticas e comportamentos específicos para obter resultados satisfatórios no exame.

10 dicas para o enem
10 dicas para o Enem

Por conta disso, é importante o aluno se preparar com antecedência para esse tipo de prova. Dedicação e bom tempo de estudo são fundamentais para uma compreensão qualificada dos temas abordados na prova.

Confira algumas dicas para facilitar o estudo e garantir uma boa nota no ENEM:

1. Conheça o Edital e o Conteúdo Programático

Com antecedência, as instituições responsáveis pela seleção publicam tanto o Edital, quanto o Manual do Candidato. É necessário que o aluno conheça esses dois documentos que contêm as orientações para o exame, o conteúdo programático por disciplina, a lista da bibliografia básica e o calendário de atividades.

2. Faça um cronograma de estudos

Agora que já sabe o que cairá na prova, a partir do Conteúdo Programático divulgado, o momento é o de organizar os estudos. Tente prever quanto tempo irá precisar para estudar cada matéria e também quantas páginas dos livros obrigatórios irá lera cada dia.

3. Determine as matérias mais complicadas

Sempre vão existir matérias mais difíceis que outras para cada aluno. O ideal é que os alunos saibam quais são elas e dediquem um tempo a mais nos estudos desses temas escolhidos.

4. Dedicação

O empenho nos estudos, em grupo ou sozinho, é primordial para os alunos. Não deve faltar nas aulas e em casa, é necessária muita dedicação para cumprir o próprio cronograma estabelecido

5. Anotações e respostas comentadas

Sempre que terminar de estudar um conteúdo, o aluno deve escrever o que aprendeu para obter uma absorção completa do assunto. Outra proposta que auxilia na compreensão de exercícios, é observar as respostas comentadas dos exercícios.

6. Treine com simulado e provas anteriores

Resolver simulados e provas anteriores traz diversos benefícios como: um entendimento sobre a lógica da prova e o formato das questões, ajuda na identificação dos temas mais fáceis ou difíceis e, por último, treine como se fosse o dia da prova para estar ambientado com o tempo total que precisa para realizar o exame.

7. Exercite a redação

O peso da redação na seleção dos candidatos é grande e por isso é necessário um bom preparo. Fique atento às modalidades de texto que são cobradas no exame e treine a argumentação, coesão e coerência. Hoje em dia é possível enviar a redação para sites de correção a fim de saber como está o desempenho.

8. Esteja atualizado

O ENEM prioriza temas atuais na elaboração das questões, portanto o aluno deve estar antenado nas notícias e atualidades para entender alguns assuntos que possam cair no exame.

9. Procure fontes alternativas

Vale a pena sair um pouco da rotina pesada de estudos e buscar os temas que estão sendo estudados em outras fontes, mas sem perder o foco nas principais bibliografias. A internet tá cheia de vídeo aulas e podcast que ajudam na compreensão de determinados temas.

10. Mantenha-se saudável

Tanto a rotina de estudos, quanto o dia da prova são processos trabalhosos e cansativos, portanto é necessário que o aluno faça pausa regulares, se alimente bem e pratique alguma atividade física, nem que seja apenas um alongamento diário.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.

Deixe seu comentário