Confira 10 dicas para passar no ENEM 2021
O término do ensino médio e a preparação para ingressar em uma faculdade é um grande desafio na vida do jovem brasileiro. A organização do tempo e dos tópicos para estudar são fundamentais para deixar esse momento mais tranquilo.
Não existe apenas uma fórmula correta para garantir o sucesso na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já que cada aluno tem um modelo de aprendizagem diferente. Entretanto, existem práticas e comportamentos específicos para obter resultados satisfatórios no exame.

Por conta disso, é importante o aluno se preparar com antecedência para esse tipo de prova. Dedicação e bom tempo de estudo são fundamentais para uma compreensão qualificada dos temas abordados na prova.
Confira algumas dicas para facilitar o estudo e garantir uma boa nota no ENEM:
1. Conheça o Edital e o Conteúdo Programático
Com antecedência, as instituições responsáveis pela seleção publicam tanto o Edital, quanto o Manual do Candidato. É necessário que o aluno conheça esses dois documentos que contêm as orientações para o exame, o conteúdo programático por disciplina, a lista da bibliografia básica e o calendário de atividades.
2. Faça um cronograma de estudos
Agora que já sabe o que cairá na prova, a partir do Conteúdo Programático divulgado, o momento é o de organizar os estudos. Tente prever quanto tempo irá precisar para estudar cada matéria e também quantas páginas dos livros obrigatórios irá lera cada dia.
3. Determine as matérias mais complicadas
Sempre vão existir matérias mais difíceis que outras para cada aluno. O ideal é que os alunos saibam quais são elas e dediquem um tempo a mais nos estudos desses temas escolhidos.
4. Dedicação
O empenho nos estudos, em grupo ou sozinho, é primordial para os alunos. Não deve faltar nas aulas e em casa, é necessária muita dedicação para cumprir o próprio cronograma estabelecido
5. Anotações e respostas comentadas
Sempre que terminar de estudar um conteúdo, o aluno deve escrever o que aprendeu para obter uma absorção completa do assunto. Outra proposta que auxilia na compreensão de exercícios, é observar as respostas comentadas dos exercícios.
6. Treine com simulado e provas anteriores
Resolver simulados e provas anteriores traz diversos benefícios como: um entendimento sobre a lógica da prova e o formato das questões, ajuda na identificação dos temas mais fáceis ou difíceis e, por último, treine como se fosse o dia da prova para estar ambientado com o tempo total que precisa para realizar o exame.
7. Exercite a redação
O peso da redação na seleção dos candidatos é grande e por isso é necessário um bom preparo. Fique atento às modalidades de texto que são cobradas no exame e treine a argumentação, coesão e coerência. Hoje em dia é possível enviar a redação para sites de correção a fim de saber como está o desempenho.
8. Esteja atualizado
O ENEM prioriza temas atuais na elaboração das questões, portanto o aluno deve estar antenado nas notícias e atualidades para entender alguns assuntos que possam cair no exame.
9. Procure fontes alternativas
Vale a pena sair um pouco da rotina pesada de estudos e buscar os temas que estão sendo estudados em outras fontes, mas sem perder o foco nas principais bibliografias. A internet tá cheia de vídeo aulas e podcast que ajudam na compreensão de determinados temas.
10. Mantenha-se saudável
Tanto a rotina de estudos, quanto o dia da prova são processos trabalhosos e cansativos, portanto é necessário que o aluno faça pausa regulares, se alimente bem e pratique alguma atividade física, nem que seja apenas um alongamento diário.
Deixe seu comentário