Enem Seriado 2021: entenda o que é e como funciona
O Ministério da Educação (Mec) anunciou para o próximo ano a implementação do Enem Seriado como mais uma forma de ingresso nas universidades públicas. Até o primeiro momento, este novo modelo de avaliação vai ser opcional e voltado aos alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.
O Enem Seriado nada mais é que uma conversão do Sistema de Avaliação Básica, o Saeb, que antes basicamente servia para avaliar a qualidade da educação nas escolas do Brasil. Agora, a diferença é que valerá pontuação e ela poderá ser usada para ingressar nas universidades públicas.
Para ter uma pontuação significativa, o estudante deverá se inscrever e realizar as três provas. O critério a ser usado para a classificação será a soma de todos os pontos feitos em cada etapa. Para cada curso será exigida uma nota mínima que pode variar.
Até o momento não há confirmação da integração do Enem Seriado com todas as universidades federais para a promoção do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Esse e alguns outros pontos ainda estão sendo definidos pelo Mec. Mas já foi anunciado que o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Financiamento Estudantil) estarão vinculados à nova modalidade do Enem.

Como vai funcionar?
Para muitos, o Enem Seriado será a vantagem de uma prova a mais, outra opção de ingresso nas universidades do governo, que são – no geral – bem reconhecidas pelo mercado de trabalho, além de não existir cobrança de mensalidades.
Este novo modelo de provas usará a base do Saeb para calcular a pontuação dos concorrentes. Antes, com essa avaliação, era tratado apenas os conteúdos de língua portuguesa e matemática. Mas agora, na versão Enem Seriado, vai abranger todas as disciplinas do currículo de ensino médio, o que torna a prova integralmente censitária.
Para quem não alcançar a aprovação, mas ainda assim apresentar um desemprenho positivo, poderá usar a nota acumulada ao longo das provas para conseguir um Financiamento Estudantil ou mesmo bolsa de estudos com o ProUni.
No geral, a prova do Saeb é ministrada no segundo semestre a cada dois anos. Com a atualização, deverá acontecer anualmente, provavelmente a partir de outubro de 2021, segundo a previsão informada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Isso porque os especialistas acreditam que daqui até lá a população possa ser imunizada com uma vacina contra a covid-19.
Ainda de acordo com o Inep, as provas que são aplicadas no modelo seriado tendem a ser mais justas com os participantes, pois permite avaliá-los etapa por etapa. Contudo, para realmente não deixar ninguém em desvantagem será preciso considerar o cenário de pandemia e pensar em novas estratégias, já que os alunos da rede pública, principalmente, ficam para trás com a falta de recursos para acompanhar as aulas online.
O Enem tradicional vai ser extinto?
Segundo as informações do Mec, o Enem Seriado não implica na anulação das provas do Enem tradicional. Os dois serão considerados e, inclusive, são voltados para públicos distintos. Veja:
Enem |
Enem Seriado |
|
Quem pode participar |
Alunos do 3º ano do ensino médio Pessoas com diploma de ensino médio |
Estudantes matriculados a partir do 1º ano do ensino médio
|
Quem não pode participar |
Estudantes que ainda não estejam no 3º ano do ensino médio (exceto na situação de treineiro) |
Alunos até 9ª série ou pessoas que já saíram da fase escolar |
Deixe seu comentário