Quem pode se inscrever no ProUni 2021?
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC)para oferecer bolsas de estudo de ensino superior em universidades particulares. São concedidas bolsas integrais e parciais. Ou seja, 100% e até 50% de desconto, respectivamente, para estudantes de baixa renda e sem diploma de ensino superior.
As bolsas integrais são para estudantes com renda familiar bruta de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas a estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa e são dividas em dois descontos: 25% e 50%.
Além desses requisitos financeiros, é necessário também se encaixar em pelo menos um dos critérios abaixo para se inscrever no ProUni:
- ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública;
- ter cursado todo o ensino médio como bolsista integral de uma escola particular;
- ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em escola particular como bolsista integral;
- ser uma pessoa com deficiência.
Sem contar que é necessário realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e conseguir no mínimo 450 pontos na média e não pode zerar a redação.

Passo a passo das inscrições para o ProUni
- Inscrição: Para se inscrever, basta acessar o SisProUni e fazer o seu login com número de inscrição e senha cadastrados para o Enem do último ano. A seguir, deve escolher duas opções de curso para se candidatar.
- Acompanhamento: Todo dia o sistema calcula as notas de corte de todos os cursos, portanto é possível saber a pontuação mínimo para conseguir uma vaga. Vale a pena fazer o acompanhamento tendo em vista que durante o período de inscrições, o estudante pode alterar suas opções de universidade, curso ou turno.
- Divulgação: Com o fim do período de inscrições, o sistema classifica e pré-seleciona os estudantes aprovados. O candidato pode ser selecionado para a primeira opção de curso, para a segundo opção ou então para a lista de espera de uma das duas.
- Matrícula: Nesse momento, é necessário comparecer à universidade em que o estudante foi aprovado e apresentar os documentos requisitados pela instituição. Com tudo validado, basta assinar o Termo de Concessão de Bolsa.
Quem pode se inscrever no PROUNI?
Para poder se inscrever no ProUni é necessário que o candidato preencha os seguintes requisitos:
- Ensino médio completo na rede pública ou particular com bolsa integral;
- Renda familiar bruta de 1 até 3 salários mínimos por pessoa;
- Participação no ENEM do ano anterior a inscrição;
- Nota mínima de 450 pontos na prova e não zerar a redação no ENEM.
Como funciona o ProUni?
O ProUni tem uma plataforma onde as universidades cadastram as vagas e os tipos de bolsa disponíveis para o Programa. Com isso, os estudantes podem se candidatar utilizando a nota no Enem para concorrer às bolsas.
Dessa forma, a instituição consegue isenção de tributos fiscais e os estudantes de baixa renda conseguem acesso a universidade com bolsas de 25%, 50% e até 100% nos mais variados cursos e campus.
O ProUni abre inscrições no primeiro e outra no segundo semestre de todos os anos. Mas não basta se inscrever, além das etapas de inscrição e classificação, com a matrícula efetivada, o estudante precisa se dedicar aos estudos, pois para manter a bolsa é necessário ser aprovado em no mínimo 75% das disciplinas cursadas.
Deixe seu comentário