IPVA 2021 Detran MG – Qual o Valor? Onde Consultar? Tabela de Datas e Valores

Imposto é cobrado todos os anos aos proprietários de veículos para promover a regularização dos automóveis. O prazo e as condições de pagamento são diferentes de acordo com o estado e ainda existem veículos isentos do IPVA.

O que é IPVA?

Tradicionalmente conhecido como IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado aos proprietários de carros, motos, caminhões, ônibus, micro-ônibus, entre outros veículos terrestres de acordo com as exigências do Departamento de Trânsito Estadual.

O órgão é dirigido pelo Poder Executivo dos estados e promove a fiscalização e formação de novos motoristas. A responsabilidade do estado de Minas Gerais em relação ao Detran regional é garantir educação de trânsito, promover habilitação aos novos condutores, administrar as documentações necessárias e todos os serviços cabíveis à regularização dos automóveis.

O serviço de IPVA 2021, por exemplo, é um dos itens administrados pelo Detran MG. Desse modo, a fim de saber qual o valor do IPVA, onde consultar os preços e conhecer a tabela de pagamento, saber quem deve pagar o imposto e outras informações é acompanhar o artigo.

Onde consultar o IPVA 2021 Detran MG

Consultar a condição do IPVA 2021 Detran MG é essencial, mas antes de tudo é importante conhecer a finalidade do imposto. De modo geral, a aplicação do recurso é administrada de acordo com a intenção de cada estado, ou seja, diretamente pelo governador e pelo prefeito.

Geralmente uma porcentagem do recurso é destinado a algum fundo social e o resto do valor é dividido entre o estado e o município onde o veículo está registrado. 

A quantia que fica com o estado é direcionada às áreas de atuação do governo como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Sendo assim, a taxa obrigatória do IPVA 2021 Detran MG garante o funcionamento efetivo de outros setores.

Para consultar o IPVA 2021 Detran MG os proprietários de veículos podem fazer o procedimento pelo site oficial da Secretaria de Estado da Fazenda. Outra alternativa é pagar o imposto nas instituições financeiras ou diretamente pelo aplicativo dos bancos no celular.

IPVA MG

Tabela de datas IPVA 2021 Detran MG

É possível consultar as datas para pagamento do IPVA 2021 Detran MG diretamente na tabela oferecida pelo órgão. Vale ressaltar que as condições podem ser diferentes de acordo com os estados. Sendo assim, é importante fazer a consulta no estado onde o proprietário reside.

Confira a tabela de datas IPVA 2021 Detran MG:

  • Placa Final 1 e 2: vencimento em 13/01, 13/02 e 13/03;
  • Placa Final 3 e 4: vencimento em  14/01,  14/02 e 16/03;
  • Placa Final 5 e 6: vencimento em 15/01, 17/02 e 17/03;
  • Placa Final 7 e 8: vencimento em 16/01, 18/02 e 18/03;
  • Placa Final 9 e 0: vencimento em 17/01, 19/02 e 19/03.

Os proprietários que tiveram o veículo roubado ou com fabricação antiga estão isentos do pagamento do IPVA 2021 Detran MG. Além disso, condutores com doenças crônicas ou limitantes também não pagam o imposto.

Qual o valor do IPVA 2021 Detran MG

O valor determinado para o pagamento do IPVA 2021 Detran MG é calculado com base no venal do automóvel determinado pela tabela Fipe x a alíquota do IPVA. 

Essa alíquota é de 4% para automóveis, veículos de uso misto, utilitários, caminhonetes de cabine dupla, caminhonetes de cabine estendida e motor homes. 

Já para caminhonetes de carga (picapes) cabine simples e furgões o percentual é de  3%. O valor de 2% fica para os automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário