Licenciamento 2021 no RJ – Confira prazo, valor e tabela de pagamentos

Com a virada do ano, proprietários de veículos devem ficar atentos à tabela de pagamento do licenciamento 2021 no Rio de Janeiro. O tributo é obrigatório e se aplica a todos os transportes automotores que circulam por via terrestre. Sem a documentação em dia, o Departamento de Trânsito (Detran) do estado pode aplicar multa por infração gravíssima, adicionar sete pontos na habilitação e até mesmo apreender o veículo.  

A taxa é cobrada todos os anos a partir do primeiro semestre. O valor pode variar de acordo com o estado, já que cada um possui uma legislação própria, mas é a mesma para todos os veículos do local. Em 2020 o Detran RJ cobrou R$210,48. Já para o próximo ano o valor ainda não foi divulgado.  

É importante estar ciente de que para poder pagar pelo licenciamento 2021 é preciso estar em dia com os demais tributos, e são eles: o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Seguro DPVAT. 

Licenciamento 2021

Tabela de pagamentos 

A tabela é uma forma de organizar o prazo para que proprietários de veículos efetuem o pagamento da taxa de licenciamento. Para isso, é usado como critério o último dígito da placa do veículo. A tabela é atualizada anualmente pelo Detran, e cabe ao órgão divulgá-la. Confira como está a tabela atual: 

Último dígito da placa 

 Data de pagamento 
0 – 1 – 2  

30 de abril 

3 – 4 – 5 – 6  

30 de junho 

7 – 8 – 9  

31 de agosto 

O que é o licenciamento? 

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) nada mais é que o documento de identificação, cujo porte é obrigatório para sinalizar aos órgãos de trânsito que o transporte tem condições de estar em circulação nas vias públicas. A norma está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e se aplica a carro, caminhão, moto, van, ônibus, reboque, semirreboque e outros.  

O licenciamento é autorizado assim que o pagamento é compensado e deve ser pago junto a outros impostos semelhantes, como o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e seguro obrigatório.   

No caso dos veículos de reboque e semirreboque, basta pagar a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) para obter a regularização do licenciamento. Mas atenção, proprietários de veículos de qualquer natureza que tiverem multas de trânsito em aberto no nome precisam quitá-las para que o licenciamento seja liberado. 

Como consultar o licenciamento 2021? 

A consulta da taxa pode ser feita pelo proprietário do veículo no portal da Secretária de Fazenda (Sefaz) ou do Detran do Rio de Janeiro. Se escolher consultar pelo último site, ao acessá-lo clique na aba “Menu veículo”, depois em “consultas” e na sequência aperte onde diz “Nada consta”. 

Então aparecerá uma nova guia para que informe seus dados pessoais e os dados do veículo. Depois que fizer isso digite o código de verificação que lhe será passado, selecione a opção “Consultar” e pronto! Você vai visualizar todas as informações a respeito do licenciamento do seu veículo. 

Serviço  

Caso necessite de alguma informação específica ou tenha restado alguma dúvida, é possível entrar em contato com o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro pelos seguintes meios: 

  • Telefone: (11) 3322 – 3333 
  • Presencialmente: Av. Pres. Vargas, 817 – Centro, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20071-004. 

Leia também: Licenciamento de veículos pode ser feito até novembro no RJ

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário

3 × um =