Licenciamento 2021 Detran SP – Consultar, Tabela Pagamento, Datas e Valores

Renovação anual do documento é obrigatório e agora pode ser feita de forma digital. O licenciamento atesta a funcionalidade dos veículos e promove segurança no trânsito.

O que é licenciamento 2021 Detran SP

O licenciamento é um procedimento anual e obrigatório que deve ser realizado pelos proprietários de veículos de todo o Brasil. Carros, motos e até caminhões devem receber o Certificado de Registro de Licenciamento, mais conhecido como CRLV.

Esse documento é responsável por autorizar a circulação de automóveis nas vias públicas desde que o funcionamento esteja em conformidade com as normas ambientais e de segurança determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

O não cumprimento do licenciamento pode acarretar em infração gravíssima perante o CTB, além de apreensão do veículo, aplicação de multa no valor de aproximadamente R$300 e sete pontos na carteira de habilitação.

Desse modo, é imprescindível que todo proprietário de automóveis providencie o licenciamento 2021 Detran SP. Para isso, é importante saber como consultar os dados do veículo a fim de regularizar as condições pendentes, conhecer a tabela de pagamentos, data e valores do procedimento.

Como consultar o licenciamento

Antes de realizar o pagamento do licenciamento 2021 Detran SP é fundamental consultar os dados dos automóveis para constatar possíveis pendências ou dívidas existentes em relação a outros serviços.

Vale ressaltar que os automóveis que não estiverem regularizados diante do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do seguro obrigatório para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) não poderão ser licenciados.

Também não serão licenciados os veículos que apresentarem quaisquer restrições judiciais e administrativas para casos de apreensão, registro de furto ou roubo e por falta de transferência.

Para consultar as condições dos veículos e saber se é possível providenciar o licenciamento 2021 Detran SP basta acessar o site oficial da Secretaria da Fazenda e Planejamento e informar o Renavam e a placa do automóvel.

 

Licenciamento agora pode ser feito de forma digital e acessado pelo celular

Tabela de Pagamento e Datas do licenciamento 2021 Detran SP

Após realizar a consulta e não constar nenhuma pendência em aberto relativa aos automóveis, ou solucionar tais questões, é hora de programar o pagamento do licenciamento 2021 Detran SP de acordo com a tabela de pagamento.

A tabela de pagamento atua como um calendário e é divulgada oficialmente pelo Detran SP. As datas são atualizadas todos os anos e organizadas de acordo com o último dígito da placa dos veículos.

Para o licenciamento de 2020 referente aos automóveis comuns a tabela de pagamento foi:

  • Final da placa: 1 de Abril;
  • Final da placa: 2 de Maio;
  • Final da placa: 3 de Junho;
  • Final da placa: 4 de Julho;
  • Final da placa: 5 e 6 de Agosto;
  • Final da placa: 7 de Setembro;
  • Final da placa: 8 de Outubro;
  • Final da placa: 9 de Novembro;
  • Final da placa: 0 de Dezembro.

Para os veículos registrados como caminhão a tabela de pagamento foi:

  • Final da placa: 1 e 2 de Setembro;
  • Final da placa: 3, 4 e 5 de Outubro;
  • Final da placa: 6, 7 e 8 de Novembro;
  • Final da placa: 9 e 0 de Dezembro.

A expectativa para o licenciamento 2021 Detran SP é de que as datas se mantenham. No entanto, vale ressaltar que as datas podem ser alteradas e, por isso, é importante acompanhar as informações oficiais veiculadas pelo Detran SP.

Valor do licenciamento 2021 Detran SP

A previsão para o valor do licenciamento 2021 Detran SP é a mesma deste ano, 2020, equivalente a R$93,87. Contudo, as informações oficiais sobre o preço do serviço ainda não foram divulgadas pelos órgãos responsáveis. 

Para saber mais informações sobre como realizar o licenciamento 2021 Detran SP basta acompanhar os conteúdos disponibilizados na página oficial do órgão. O serviço pode ser feito de forma digital e presencialmente.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

16 + 5 =