Licenciamento de veículos pode ser feito até novembro no RJ

O DETRAN do Rio de Janeiro adiou o licenciamento de veículos para o fim de novembro em consequência da pandemia do coronavírus.

Os proprietários de automóveis podem recorrer à versão digital do documento.

Calendário anual de Licenciamento

O Departamento de Trânsito (DETRAN) do Estado do Rio de Janeiro prorrogou o período de retirada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2020.

De acordo com o calendário oficial divulgado pela entidade, o prazo para licenciamento e vencimento das placas passou para o dia 30 de novembro.

A medida foi tomada diante do atual cenário pandêmico causado pelo novo coronavírus.

Versão digital do CRLV

Outra orientação do DETRAN RJ é que os proprietários de veículos recorram a versão digital do CRLV a fim de evitar aglomerações nas unidades de atendimento presencial.

O recurso já é utilizado há um tempo, mas se tornou essencial para o novo normal.

Sendo assim, para conseguir o documento basta fazer o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que pertence ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), realizar o cadastro e solicitar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.

Em seguida, o proprietário precisa fazer o login com o acesso cadastrado, selecionar a opção “veículos”, informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o Número de Segurança do CRV do veículo.

Após isso, basta selecionar a opção “Incluir” e o CRLV Digital estará disponível.

Contudo, é necessário que os proprietários estejam com a Guia de Recolhimento de Taxa (GTR) e o seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) em dia. Caso contrário não poderão baixar o documento.

Como consultar o CRLV

O aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” também oferece um link para que os proprietários de veículos possam verificar as condições do CRLV em tempo real.

Caso a documentação para o ano de 2020 apareça de forma parcial é sinal de que o carro está de acordo com as exigências dos órgãos responsáveis e, consequentemente, em dia com a legislação.

No entanto, é bom ficar alerta se aparecer apenas a versão anterior da documentação. Isso quer dizer que o proprietário possui taxas em aberto e deve, o quanto antes, regularizar a condição do veículo.

Licenciamento poderá ser feito até 30 de novembro

Licenciamento de veículo

Mas, afinal, o que é licenciamento de veículo e para que serve esse documento? Basicamente, o licenciamento de veículos ocorre todos os anos e é um procedimento obrigatório em todo o país.

O documento atesta a circulação dos carros em vias públicas após constatar que eles se encontram em conformidade com as normas de segurança e meio ambiente determinadas para o setor automotivo.

Os prazos para a realização do licenciamento de veículos variam de acordo com cada estado, incluindo o RJ, mas geralmente é aplicada em modalidade rodízio, podendo ser adiantada para quitação dos débitos.

Penalidades para quem não pagar a taxa

O porte do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CLRV) é obrigatório para todos os veículos e, caso o proprietário não esteja com o documento ele estará sujeito a multa no valor de R$53, 20, além da apreensão do veículo e perda de 3 pontos na CNH.

As consequências se agravam caso outros procedimentos obrigatórios ao veículo e ao condutor não estejam regularizados como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a carteira de motorista.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário