Posso pagar as contas no cartão de crédito? Saiba como funciona a alternativa

As funcionalidades tradicionais do cartão de crédito – comprar produtos ou pagar por serviços – todo mundo já conhece, mas há uma menos famosa que pode ser uma alternativa muito útil para manter as contas em dia e não pagar juros de atraso: pagar boleto com o cartão. 

É importante primeiro entender quais os custos e as limitações dessa operação. Afinal, é uma forma de protelar o boleto, mas o valor da dívida será cobrado normalmente no próximo mês. 

Se a intenção for de pagar um cartão utilizando outro, há poucas chances de dar certo, já que a maioria das bandeiras no mercado não autoriza esse tipo de operação. No entanto, algumas contas podem ser quitadas com esse método. 

Antes de decidir pagar uma conta com o cartão de crédito, esteja ciente das taxas que serão acrescidas para entender se realmente vale a pena. No geral, para compensar, essas taxas não podem ser superiores aos juros por atraso da fatura. Mas calma, vamos explicar melhor a seguir. 

Quando vale a pena pagar boleto no crédito? 

Entenda, sobretudo, que essa alternativa não deve ser usada com frequência, mas em situações emergentes, pois mesmo que o seu banco não cobre outras taxas, o Imposto por Operação Financeira será aplicado, já que é uma cobrança padrão em todas as movimentações.  

Já as demais tarifas, se cobradas, variam de acordo com cada agência bancária. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), algumas chegam a cobrar até R$24,50. 

Dessa forma, se não houver outra saída, você pode usar o cartão de crédito para pagar contas como luz e telefone. Busque saber com exatidão qual o custo estipulado pelo banco para realizar essa operação. 

Também tenha em mente que você vai comprometer uma parte do limite do cartão e precisa calcular se sobrará recursos para se manter até o próximo mês. Além disso, precisará ter em mãos toda a quantia necessária para pagar o cartão de crédito quando ele vencer, se não estará apenas adiando um problema. 

Como faço esse tipo de pagamento? 

Existem três maneiras de realizar pagamento de boleto no cartão de crédito (contanto que a bandeira aceite). Conheça quais são: 

1ª Na Central de Atendimento, por telefone; 

2ª No aplicativo do banco (esteja próximo a um caixa eletrônico, pois pode ser necessário usá-lo também); 

3ª Na página do Internet Banking do seu banco (lá, acesse o ícone “Pagamento”, em seguida insira o código de barras do boleto em questão, selecione a opção “Cartão de Crédito”, e em seguida use sua senha para concluir. 

Evite o endividamento 

Esse recurso pode ser uma verdadeira mão na roda, ou a corda no pescoço. Para evitar ter o nome no SPC/Serasa, invista algum tempo na organização das finanças pessoais.  

Os consultores financeiros aconselham aos cidadãos que tenham sempre uma planilha ou um simples caderno de anotações, onde sejam registrados todos os gastos, sem exceção. 

Ao receber o salário, tente separar logo a quantia que deverá ser usada para as despesas fixas. Quanto ao resto, não use livremente, estipule um teto de gastos para cada setor (alimentação, gasolina, lazer, por exemplo).  

Procure reservar 10% da renda mensal para possíveis emergências financeiras. Assim, você evita apelar para o cartão de crédito, onde sempre há tarifa de IOF e até juros. 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em comunicação organizacional e estratégias digitais.

Deixe seu comentário