Pós-Graduação – Dúvidas Mais Comuns. Respostas Objetivas
As pessoas que pretendem obter sucesso no mercado de trabalho, seja no segmento educacional quanto empresarial, precisam investir na qualificação profissional. Para tanto, existe a possibilidade de ingressar em cursos de pós-graduação, que, por sua vez, ajudam o profissional a desenvolver ou aperfeiçoar competências técnicas e comportamentais.
Se você tem dúvidas sobre os cursos de pós-graduação, neste texto separamos as respostas para os questionamentos mais comuns relacionados a eles, para que você compreenda como funcionam esses cursos. Continue a leitura e confira!

O que é pós-graduação?
A pós-graduação é composta por um conjunto de cursos que podem ser realizados após o término da graduação, independentemente se você fez um curso de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Nesse caso, existem dois tipos de pós-graduação: a Lato Sensu e a Stricto Sensu. Cada uma delas tem características e pré-requisitos que precisam ser atendidos para que o aluno tenha a oportunidade de estudar.
Por que fazer um curso de pós-graduação?
Se você pretende se aprofundar em uma determinada área do conhecimento ou aperfeiçoar um conhecimento já adquirido, os cursos de pós-graduação podem ser uma ótima opção. Além disso, você tem a possibilidade de desenvolver novas competências que podem fazer diferença no mercado de trabalho, seja na área acadêmica ou empresarial.
O que é pós-graduação Lato Sensu?
Os cursos de pós-graduação Lato Sensu visam a preparar o estudante para o mercado de trabalho. Além disso, eles proporcionam para o aluno um conhecimento mais específico sobre um determinado tema estudado na graduação. Existem dois tipos de pós Lato Sensu: o MBA e a especialização.
Por exemplo, um estudante que terminou o curso de Administração e pretende atuar como analista de recursos humanos, pode fazer uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos. Assim, ele obterá os conhecimentos necessários para desenvolver as suas atividades no ambiente de trabalho.
O que é pós-graduação Stricto Sensu?
Já os cursos de pós-graduação Stricto Sensu, estão relacionados com a carreira acadêmica, seja na docência ou na pesquisa. Nesses cursos podemos encontrar os programas de mestrado e doutorado.
Por exemplo, o estudante que ao terminar a graduação pretende se tornar um pesquisador em determinada área do conhecimento, pode iniciar os estudos pelo mestrado e depois continuar a jornada acadêmica por meio do doutorado.
Qual a diferença entre pós-graduação e especialização?
A especialização é um tipo de pós-graduação Lato Sensu, que tem o objetivo de preparar o estudante para a vida profissional. Portanto, é por meio desses cursos que o profissional consegue a qualificação necessária para ingressar ou retornar para o mercado de trabalho.
Qual a diferença entre MBA e especialização?
O MBA (Master Business Administration) e a especialização são tipos de pós-graduação Lato Sensu, que, por sua vez, preparam os estudantes para o mercado de trabalho. Mas o MBA está relacionado com cursos na área de gestão e de negócios. Já a especialização inclui cursos de diversas áreas do conhecimento.
Outra diferença entre esses dois tipos de cursos é o trabalho de conclusão, no caso do MBA o estudante precisa fazer um projeto prático. Já na especialização, é necessário elaborar um artigo científico.
Qual a diferença entre mestrado e doutorado?
O mestrado é a porta de entrada da pós-graduação Stricto Sensu, já que somente depois desse curso é possível ingressar no doutorado. Ele tem o objetivo de preparar os estudantes que pretendem atuar na área acadêmica como pesquisadores ou professores. Além disso, para concluí-lo é necessário fazer uma pesquisa e escrever uma dissertação sobre ela.
Já o doutorado tem a função de aprofundar o conhecimento em um determinado assunto que pode ajudar no desenvolvimento econômico e social do país. Bem como ele ajuda a estreitar os laços entre a academia e a sociedade. Para tanto, o estudante precisa fazer uma pesquisa inédita e defendê-la por meio de uma tese.
Qual a duração dos cursos de pós-graduação?
O tempo de duração dos cursos depende do tipo de pós-graduação. No caso dos cursos Lato Sensu a carga horária deve ter, no mínimo, 360 horas. Já nas pós-graduações Stricto Sensu, temos uma variação de carga horária. Nesse caso, o mestrado tem duração mínima de 2 anos e o doutorado de 4 anos.
Como é o processo de ingresso na pós-graduação?
É possível ingressar nas pós-graduações Lato Sensu após terminar a graduação por meio da matrícula no curso, bem como o pagamento das taxas se for uma instituição de ensino privada. Já no caso das pós-graduações Stricto Sensu, é necessário participar de um processo seletivo, que pode abranger a análise de currículo, entrevista, proficiência em um idioma, entre outros requisitos.
Qual a melhor opção de curso de pós-graduação?
A escolha da melhor opção de curso de pós-graduação depende dos objetivos pessoais e profissionais de cada pessoa. Por exemplo, se o estudante pretende ingressar no mercado de trabalho, as pós-graduações Lato Sensu são uma ótima opção. Mas se o aluno objetiva atuar na carreira acadêmica, os cursos Stricto Sensu representam a alternativa mais ideal.
Podemos concluir que, os cursos de pós-graduação são essenciais para a formação profissional de uma pessoa. Portanto, é imprescindível sanar as dúvidas mais comuns sobre esse assunto antes de fazer a matrícula no curso. Agora que você já encontrou a resposta para os seus principais questionamentos, não perca tempo! Procure a melhor opção de curso de acordo com o seu planejamento de carreira.
Gostou deste texto? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também tenham a oportunidade de sanar suas dúvidas sobre os cursos de pós-graduação.
Deixe seu comentário