Renavam 2021 Detran PR – Consulta, Valores e Como Pagar

Renovar o Renavam dos veículos é um procedimento anual obrigatório. Em 2021, o serviço poderá ser realizado pela internet após o pagamento de uma taxa única. O proprietário que não providenciar o novo documento poderá ser prejudicado.

Documento obrigatório

O Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é um documento de porte obrigatório aos proprietários de veículos terrestres. Emitido pelo Departamento de Trânsito do Paraná, especificamente para os motoristas do estado, o Renavam tem a capacidade de atestar a identidade dos automóveis.

Ou seja, com o documento é possível confirmar se determinado veículo é original de fábrica. Além disso, o Renavam possibilita avaliar as condições funcionais de carros, motos, ônibus e caminhões para trafegar em vias públicas.

Essa característica do documento é importante para que as legislações sobre segurança, trânsito e meio ambiente sejam seguidas de acordo com a recomendação dos órgãos oficiais envolvidos.

O Renavam é formado por um conjunto numérico de 11 dígitos e pode ser encontrado no CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos que também é de porte obrigatório durante os traslados.

Contudo, as vantagens do documento não acabam por aí. Por meio do Renavam é possível consultar uma série de condições vinculadas ao uso dos veículos como multas, furtos, pendências financeiras, emplacamento, licenciamento, IPVA, seguro obrigatório DPVAT e outros.

 

Documento deve ser renovado anualmente pelos proprietários de veículos

Consulta do Renavam 2021 Detran PR

Renovar o Renavam 2021 Detran PR é fundamental para que o veículo seja regularizado diante de determinações legais relativas aos trânsito. Sendo assim, o proprietário que deseja saber se o automóvel cumpre as legislações vigentes é necessário realizar a consulta.

Vale ressaltar que esse procedimento é crucial para a compra de um carro, moto ou outro veículo de transporte, pois muitos problemas podem ser solucionados e, posteriormente, não ocorrem imprevistos. 

Para consultar o Renavam 2021 Detran PR o interessado pode realizar o procedimento diretamente pelo site do Governo Federal. Contudo, antes de iniciar a consulta é necessário realizar um cadastro.

Para isso,  o proprietário do veículo deve fornecer algumas informações solicitadas pelo portal de modo que a identidade pessoal seja confirmada e, consequentemente, o procedimento seja autorizado.

Os dados são o código Renavam, a placa do veículo e o CPF ou CNPJ do proprietário. Feito isso, basta seguir as etapas disponibilizadas no site e o serviço de consulta será liberado.

Outra maneira de fazer a consulta do Renavam 2021 Detran PR é acessar o site oficial do Detran MG e buscar diretamente pelo serviço desejado, seja a transferência de veículo, licenciamento, pagamento de débitos,  entre outros.

Valores Renavam 2021 Detran PR

O valor do Renavam 2021 Detran PR ainda não foi oficialmente divulgado pelo órgão responsável. Sendo assim, é importante consultar periodicamente os veículos de comunicação do Detran PR para se informar sobre o preço.

Como pagar Renavam 2021 Detran PR

Para realizar o pagamento do Renavam 2021 Detran PR e outros serviços, basta entrar no site oficial do Departamento de Trânsito, emitir o boleto do serviço desejado e realizar o pagamento nos bancos credenciados: Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário