Renavam 2021 Detran RJ – Consulta, Valores e Como Pagar

Documento deve ser renovado anualmente a fim de garantir a circulação dos veículos. O procedimento pode ser feito pela internet e o valor do serviço pode variar de acordo com o modelo dos automóveis.

Conheça o Renavam

A renovação do Registro Nacional de Veículo, documento conhecido como Renavam, é um procedimento obrigatório e deve ser realizado todos os anos. O objetivo do processo é atestar a idoneidade e a condição dos veículos diante das legislações estabelecidas.

Além disso, o documento também serve para consultar diversas informações relativas à situação dos automóveis como possíveis multas e furtos, licenciamento, emplacamento, pendências com o seguro obrigatório DPVAT e IPVA, entre outros.

O órgão responsável por monitorar e administrar o processo de renovação do Renavam e todos os outros serviços é o Departamento Estadual de Trânsito, tradicionalmente conhecido como Detran. 

Em relação ao Renavam 2021 é necessário realizar a consulta de valores e como pagar antes de fazer a renovação do documento. Para isso, basta acompanhar o artigo e seguir as recomendações.

Como consultar o Renavam

O Renavam é composto por uma série numérica fornecida no processo de fabricação dos veículos. Os 11 dígitos se encontram no CRLV, documento de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, e garantem o registro individual de cada automóvel e, consequentemente, tornam o exemplar único diante das leis.

Falando em lei, existem algumas especificações que devem ser atendidas por todo tipo de transporte terrestre, seja um carro, moto, ônibus ou caminhão e, para comprovar que determinado veículo está de acordo com as legislações vigentes, é realizada a consulta do Renavam.

Se o documento não estiver atualizado conforme as exigências do Detran RJ o proprietário e o automóvel estarão passíveis de multas e outras restrições. Sendo assim, para saber se o veículo atende às determinações do órgão responsável é importante realizar a consulta do Renavam.

Para fazer a consulta do Renavam e saber se está tudo em ordem com a documentação basta:

  • Acessar o site oficial do Detran RJ;
  • Escolher a opção “Veículos”;
  • Escolher a modalidade de atendimento desejada (licenciamento, transferência, compra e venda, segunda via do CRV ou CRLV, IPVA, entre outros);
  • Preencher os dados solicitados sobre o Renavam e a placa do veículo;
  • Clicar em “Consultar”.

As informações desejadas serão fornecidas e, consequentemente, o proprietário poderá regularizar as condições do automóvel.

 

Procedimento pode ser feito pela internet

Qual o valor do Renavam 2021 Detran RJ

O Detran RJ ainda não divulgou oficialmente o valor da renovação do documento para o próximo ano. Contudo, em 2020 o preço do serviço foi de aproximadamente R$200,00 e a expectativa é de que a cobrança se mantenha nessa média.

Contudo, o preço pode variar de acordo com a legislação do estado em relação às especificações para cada tipo de veículo e, por isso, é importante ficar atento aos conteúdos divulgados pelo órgão oficial.

Como pagar o Renavam 2021 Detran RJ

O pagamento do Renavam 2021 Detran RJ deverá ser feito na instituição financeira parceira do órgão, o Bradesco. A mesma orientação serve para o pagamento de serviços como IPVA, multas, taxas e outros.

No entanto, o procedimento pode ser realizado diretamente pela internet. Acompanhe a orientação abaixo:

  • Acesse o site oficial do Bradesco;
  • Encontre a página de pagamentos da instituição;
  • Na opção “Tributos” escolha Detran RJ (GRD, DUDA e GRM);
  • Gere o boleto para pagamento;
  • Escolha o débito que deseja quitar;
  • Preencha as informações com o Renavam do veículo;
  • Realize o pagamento.

Vale ressaltar que o documento pode ser pago pelo aplicativo do banco no celular, internet banking, casas lotéricas ou diretamente na instituição bancária Bradesco. É importante não perder o prazo para evitar cobrança de taxas, juros ou multas.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário

1 × quatro =