Saiba qual a diferença entre PIX, TED e DOC

As formas de pagamento e transferência bancária estão mudando constantemente, principalmente com a implementação de recursos e ferramentas tecnológicas. Diante desse cenário muitas dúvidas surgiram sobre quais seriam as principais diferenças entre PIX, TED e DOC.

Modalidades

As três modalidades atuam diretamente na transferência de pagamentos, mas possuem diferentes processos. Os modelos tradicionais, TED e DOC, são conhecidos pelos usuários e o PIX é o sucesso do momento.

O novo modelo de serviços instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, o PIX, será realizado amanhã, 16 de novembro, e promete revolucionar as relações financeiras entre os clientes e as instituições bancárias no Brasil, pois a tecnologia digital será capaz de realizar procedimentos em questão de segundos.

 

Usuários podem comparar os serviços e escolher a melhor modalidade

TED

A Transferência Eletrônica Disponível, conhecida como TED, é uma das modalidades desse serviço tradicionalmente realizada pelas instituições financeiras brasileiras.

Entre as principais características da TED está a efetivação da operação em até 90 minutos, ou seja, no mesmo dia da transferência.

No entanto, para que isso aconteça é necessário que o procedimento seja realizado antes das 17 horas (horário de Brasília).

Após o horário anteriormente mencionado a transferência só é efetivada no próximo dia útil em horário comercial.

Além disso, o procedimento de Transferência Eletrônica Disponível só é feito após o preenchimento de algumas informações referentes aos dados bancários de quem vai receber o valor indicado.

Entre essas informações exigidas estão: Nome Completo, Cadastro de Pessoa Física ou Jurídica, número da agência e conta bancária e o tipo de conta (corrente ou poupança).

Contudo, em alguns casos quando a transferência é feita entre contas do mesmo banco alguns dados não são exigidos.

DOC

O Documento de Ordem de Crédito, tradicionalmente conhecido como DOC, também está entre a modalidade de transação usualmente utilizada pela população.

Diferentemente da modalidade anterior, a efetivação do DOC só ocorre no dia útil seguinte à operação, desde que seja feita até às 22 horas (horário de Brasília).

Em relação ao procedimento DOC, ele é realizado da mesma maneira que o TED, sendo necessário informar uma série de conteúdos para que a transferência seja feita com sucesso.

Para além, em ambas as modalidades, TED ou DOC, são cobradas taxas de serviços ao usuário para que os processos sejam realizados. Os valores podem variar de acordo com cada instituição bancária e conforme o próprio procedimento.

Ou seja, se for realizado presencialmente em uma instituição bancária ou de forma virtual pelo aplicativo do banco o valor da taxa pode ser alterado significativamente.

PIX

A principal vantagem do PIX é a possibilidade de o usuário realizar as transferências e pagamentos online em até 10 segundos.

Além disso, não existe prazo para que os processos sejam realizados, pois eles poderão ser feitos 24 horas por dia e 7 dias por semana, incluindo os feriados.

Outra vantagem do PIX em comparação com as modalidades tradicionais de transferência bancária é que os usuários estão isentos de taxas ou cobranças.

Sendo assim, é possível afirmar que a utilização do recurso digital é totalmente gratuita e para utilizar o PIX basta realizar o cadastro por meio da instituição bancária de preferência e registrar um código de acesso individual.

Julia de Paula
Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Deixe seu comentário