Saldo FGTS – onde consultar? Quais documentos necessários?

Uma poupança obrigatória que toda empresa que contrata seus funcionários via contrato CLT deve realizar, o saldo FGTS é um dos benefícios dos trabalhadores brasileiros.

Portanto é determinado o valor de desconto em folha para depósito de 8% em cima do salário do empregado.

Para quem é contratado como Jovem Aprendiz, a porcentagem de depósito é menor, sendo apenas 2% do valor do salário.

O FGTS é visto como o 14º salário do trabalhador brasileiro, já que os depósitos mensais ao final do ano são bem próximos ao valor de um salário mensal.

Então, com o saldo do FGTS é possível ter várias vantagens e benefícios.

Portanto conheça a seguir onde consultar e quais documentos são necessários para a consulta do seu saldo FGTS, podendo verificar em uma visão geral disponível ou ainda filtrar por empresa trabalhada. Confira!

Onde consultar meu saldo FGTS

Todas as empresas em que você trabalhou através do contrato via Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) terão criado uma conta para a poupança do FGTS a você.

Através de alguns meios de comunicação, é possível acompanhar o andamento do saldo FGTS. Você pode ver um total geral, ou ainda filtrar por empresa trabalhada, vendo mês após mês de depósito em sua conta.

Ainda é possível visualizar o total de rendimentos.

Você pode consultar o seu saldo FGTS através dos seguintes portais:

  • Pessoalmente em uma agencia da Caixa Econômica Federal;
  • Através do site da Caixa realizando um cadastro pessoal; ou
  • Através do aplicativo disponibilizado para aparelhos Android e iOS.

Ao realizar o seu cadastro no portal da Caixa, você também pode marcar as opções para poder receber as informações sobre o seu sando FGTS através de SMS ou também por e-mail.

saldo FGTS

Documentos necessários

Se você deseja realizar a consulta do seu saldo FGTS saiba que alguns documentos são necessários ter em mãos.

Principalmente quando a consulta é realizada de forma pessoal em uma agencia da Caixa.

Portanto no caso dos aplicativos, eles serão solicitados somente no primeiro momento para realização de seu cadastro pessoal. Contudo depois é só guardar o seu login e senha para poder acessar o seu saldo FGTS.

Então, para realizar a sua consulta tenha em mãos os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Ou, como alternativa, currículo tabulado com todas as datas de entrada nas empresas.

Vantagens do FGTS

Para aqueles que tinham um contrato via CLT na empresa, mas por algum motivo foram demitidos sem justa causa, possuem grandes vantagens em cima de seu saldo FGTS.

Portanto além do funcionário poder ter acesso ao saque de toda a contribuição, ele anda recebe uma indenização no valor de 40% em cima do valor total atual do saldo FGTS durante a rescisão.

Contudo outra grande vantagem é a utilização para a aquisição de imóveis. Tanto para dar entrada, quanto para quitar parcelas periodicamente durante o financiamento.

 

 

 

 

 

Avatar
Jornalista, redatora, atuante na produção de conteúdo para a web há 3 anos. Amante da comunicação, antenada às novidades e sempre disposta a trazer o melhor conteúdo, com respostas para as perguntas de quem o lê!

Deixe seu comentário